O que são alimentos funcionais e como influenciam na nossa saúde?

Conheça os principais nutrientes que devem ser incluídos em uma alimentação funcional
Conheça os principais nutrientes que devem ser incluídos em uma alimentação funcional

Toda alimentação saudável é fonte de nutrientes que contribuem para a saúde. Se você mantém uma dieta balanceada, certamente está ingerindo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Mas existe um tipo de alimentação que contribui ainda mais para a saúde e ajuda a prevenir e até combater algumas doenças. Chamado de alimentação funcional, esse tipo de dieta deve ser planejada individualmente - já que cada pessoa tem necessidades diferentes - e inclui alimentos ricos em substâncias que auxiliam nas principais funções do corpo e fortalecem o sistema imunológico.

Quais são os principais nutrientes de alimentos funcionais?

1 - Betacaroteno: esse carotenóide é um poderoso antioxidante que atua na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Também é fonte de vitamina A, já que o nosso organismo converte o nutriente nessa vitamina. Está presente na cenoura, abóbora, damasco, manga, e é responsável pela cor amarelada e alaranjada desses alimentos.

2 - Flavonoides: são compostos polifenólicos que têm efeito antioxidante e anti-inflamatório. Eles também diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, devido à ação vasodilatadora. Pode ser encontrado no suco integral de uva, vinho tinto, cereja, maçã, groselha, tomate e hortaliças.

3 - Isoflavonas: devido à semelhança desse composto com o estrogênio, ele é considerado um fitoestrógeno. Isso faz com que seja muito eficiente no combate aos sintomas da menopausa, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardiovasculares. É encontrado na soja, linhaça e broto de alfafa.

4 - Licopeno: assim como o betacaroteno, é um carotenoide com forte poder antioxidante. Ele atua no combate a alguns tipos de câncer, especialmente o de próstata. Também auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue. Está presente no tomate, pimentão vermelho, goiaba, melancia e beterraba, e é responsável pelo tom avermelhado.

5 - Ácidos Graxos: são as chamadas gorduras boas - como os ômegas 3 e 6 - e são responsáveis pela boa formação cerebral, além de controlar os níveis de colesterol no sangue e ter ação anti-inflamatória. São encontrados em peixes, frutos do mar e oleaginosas.

6 - Prebióticos: são carboidratos não digeríveis pelo corpo e têm ação semelhante às fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Também estimulam o crescimento das bifidobactérias, que evitam a proliferação de outras bactérias que tenham ação tóxica. Estão presentes na cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia e raiz de chicória.

7 - Probióticos: são as bifidobactérias e os lactobacilos, por exemplo, e atuam na regulação do sistema gastrointestinal. Reduzem os riscos de constipação e até do câncer de cólon. Podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados.

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