Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que passar no pão? Manteiga, requeijão, pastas… Descubra o melhor recheio
Guia Culinário 16/08/2017

O que passar no pão? Manteiga, requeijão, pastas… Descubra o melhor recheio

Pão com manteiga, margarina, requeijão, ricota, pastas… Qual é o recheio mais indicado para passar o nosso pãozinho do dia a dia? Os pães são sempre boas opções para fazer parte dos lanches e cafés da manhã, porém, para manter o equilíbrio nutricional é importante escolher acompanhamentos mais leves, com menos calorias, e que completem a refeição de forma saudável e nutritiva.

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, para adequar um cardápio saudável incluindo pães e outras fontes de carboidratos na alimentação, é preciso ter atenção máxima aos acompanhamentos. Para isso, existem substituições mais nutritivas, com menos gorduras e calorias, que podem ser deliciosos recheios:

“A manteiga, por exemplo, pode ser utilizada em substituição a margarina, uma vez que este alimento é feito à base de gordura hidrogenada e inúmeros aditivos químicos que fazem mal à saúde. Além disso, opte por consumir com mais frequência queijos com menos gordura como, a ricota e o cottage em formas de pastas e cremes”, analisa a profissional.

5 opções de recheios para passar no pão e tornar o seu lanche mais saudável

1 – Pastas caseiras: Preparar pastas com ingredientes saudáveis, como queijos brancos e magros, grão-de-bico, tomate, ervas e outras especiarias é uma maneira simples e nutritiva de consumir o pão. Para o preparo desses acompanhamentos, você pode optar por uma maionese caseira, livre de conservantes e aditivos químicos que também prejudicam a nossa alimentação saudável.

2 – Geleia de frutas: Morango, laranja, maracujá, framboesa… Qual você prefere? Essas especiarias podem ser feitas em casa, com frutas orgânicas e frescas, perfeitas para encherem a sua refeição de fibras alimentares, vitaminas e minerais. As geleias também caem super bem com as torradas integrais, um lanche rápido e nutritivo.

3 – Manteiga: Para quem não gosta de fugir do tradicional pão com manteiga, sempre funciona. A manteiga é uma alternativa à margarina, que é cheia de aditivos. Opte pela versão que contenha a quantidade de sal reduzida, assim poderá ser consumida com moderação e sem peso na consciência.

4 – Creme de ricota: Quando a praticidade faz diferença, um creme de ricota pode ficar prontinho na sua geladeira só para passar no pão na hora que a fome bater. Esse ingrediente é extremamente versátil, podendo combinar com outros alimentos e adquirir outros sabores no creme.

5 – Requeijão light: Se o assunto é tradicionalismo, o requeijão é um dos alimentos mais consumidos. Fonte de cálcio e fibras alimentares, esse ingrediente ajuda a tornar o nosso intestino saudável, proporciona saciedade e atua no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos.

“Devemos controlar o consumo de queijos mais gordurosos como cheddar, gorgonzola, cream cheese, parmesão, provolone. Também devemos evitar os embutidos como mortadela, presunto, peito de peru, pois possuem muito sódio em sua composição”, completa a nutricionista.

Receita de creme de ricota para passar no pão

A nutricionista Carine Rodrigues disponibiliza uma receita super prática para acrescer no seu lanche ou café da manhã. Confira:

Ingredientes

– 1/2 unidade de ricota
– 1/2 unidade de cenoura ralada
– 2 colheres de sopa de iogurte natural
– Sal (a gosto)
– Azeite (a gosto)
– Pimenta-do-reino (a gosto)
– Cheiro-verde (a gosto)

Modo de preparo: Em um recipiente, esfarele a ricota com as mãos, adicione a cenoura, o iogurte, o sal, os temperos e misture.