O que é toranja? Entenda 6 benefícios dessa fruta rica em vitaminas e minerais

Toranja ou "grapefruit", você já ouviu falar? Pertencente ao grupo das frutas híbridas, embora não seja muito popular, pode ser tranquilamente encontrada em mercados ou hortifrútis do país. Cheia de nutrientes para nosso organismo, principalmente vitaminas e minerais, saiba as razões que fazem desse alimento uma opção muito saudável e saborosa para incluirmos no dia a dia, combinando sucos, refrescos ou qualquer outra preparação natural e deliciosa.

A toranja é o hibridismo (combinação das sementes de duas espécies diferentes) do pomelo com a laranja, tendo como resultante uma poderosa fruta cítrica. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, ela é um alimento recomendado para um plano alimentar saudável, pois possui nutrientes essenciais para as funções do nosso organismo:

"A toranja é rica em vitamina C, sendo uma grande aliada para os indivíduos anêmicos (já que substância aumenta a absorção de ferro). Também possui grandes quantidades de betacaroteno e flavonoides, promovendo, assim, a eliminação de toxinas, molhorando a função digestiva e renal. A fruta também fortalece o cabelo e as unhas", explica a nutricionista.

Por que a toranja faz tão bem para a saúde?

1 - Previne o envelhecimento precoce das células: Rica em agentes antioxidantes, a fruta atua diminuindo as ações dos radicais livres no organismo, ajudando a manter a pele saudável, livre de rugas e marcas de expressões por mais tempo.

2 - Melhora a saúde cardiovascular: A fruta é uma boa fonte de fibras alimentares, substâncias que atuam melhorando a saúde do coração, diminuindo os riscos de infarto, derrames, AVC e outras complicações. A toranja também é rica em potássio, mineral que melhora a coagulação sanguínea.

3 - Fortalece o sistema imunológico: Com altos níveis de vitamina C em sua composição, a toranja deixa o organismo longe de gripes e resfriados que podem atrapalhar a disposição e a rotina de trabalho. A fruta também possui propriedades antivirais e antifúngicas, impedindo que bactérias e vírus ataquem o corpo.

4 - Fornece energia: Sabe aquele cansaço causado pela rotina desgastante de trabalho? A toranja pode dar um up importante, isso porque ela fornece açúcar para organismo, sem acarretar picos de açúcar no sangue, garantindo disposição para um dia todo.

5 - Ajuda a emagrecer: A toranja, por ser rica em fibras alimentares, substâncias responsáveis por proporcionarem saciedade e, assim, fazer com que comamos menos nas próximas refeições.

6 - Auxilia no processo digestivo: As fibras encontradas na fruta ajudam na regulação do intestino, diminuindo assim a prisão de ventre, constipação e até a indigestão, que causa queimação e irritabilidade no estômago. Além disso, por ser uma fruta pouco calórica, a toranja também é facilmente digerida.

Formas de consumo: como aproveitar os benefícios da fruta na alimentação?

- Sucos: Um suco de toranja pode ajudar a tornar o seu café da manhã mais completo e garantir energia para o dia que está começando. Além disso, pode ser combinado com outras polpas de frutas, principalmente as cítricas, que se completam, como o abacaxi, acerola ou o tradicional suco de limão.

- Chá: Para os dias mais frios do ano, a fruta pode ser servida em forma de chá, sem alterar os benefícios.

- Doces e compotas: Que tal preparar uma sobremesa saudável com a toranja? A fruta pode ser feita em forma de compota, aproveitando a fruta integral ou como doce, adicionando açúcar e outros ingredientes.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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