Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é tartar? Conheça os tipos desse prato europeu que é um sucesso no Brasil
Guia Culinário 27/03/2018

O que é tartar? Conheça os tipos desse prato europeu que é um sucesso no Brasil

Muitas vezes associado a um prato de uma gastronomia mais requintada, o tartar, também conhecido como tartare ou bife tártaro, passou a se difundir no Brasil e a conquistar o paladar dos brasileiros. Mas afinal, do que ele se trata? Sua origem é no mínimo curiosa, já que seu nome ele faz referência aos tártaros, grupo étnico turcomano que atualmente vive principalmente na Crimeia e em algumas regiões da Rússia e da Turquia. E o que esse povo tem a ver a criação do prato? Tecnicamente, nada.

Na verdade ele foi inventado na Alemanha e se popularizou na França. Seu nome foi sim batizado em “homenagem” aos tártaros, mas o objetivo estava longe de ser elogioso. Na época esse povo era considerado bárbaro, o que significa que essas pessoas seriam, aos olhos dos europeus em geral, muito primitivas. E como o tartar foi criado como um prato que seria preparado com carne crua, ele recebeu o nome daqueles que, como se acreditava na época, não preparavam o alimento com fogo. Eles estavam errados, claro, mas o nome acabou ficando e após tantos séculos ele só viu sua popularidade aumentar.

Tartar pode ser de carne, legumes, peixes ou mesmo frutas

Embora ele seja lembrado pelo seu formato circular, isso não é obrigatório no preparo do tartar. O que sim irá caracterizar o prato é a utilização de ingredientes crus muito bem misturados. Além disso, ele pode ser feito de diferentes formas. O mais popular é o de carne, mas seu preparo pode se dar com legumes, peixes ou mesmo frutas, criando uma bela sobremesa.

Tartar é um prato saudável?

Em seu formato mais tradicional ele utiliza carne bovina crua, algo que divide opiniões. Afinal, embora dessa maneira seus nutrientes sejam melhor absorvidos pelo corpo e a digestão seja facilitada, aumentam as chances de contrair alguma doença. Ao mesmo tempo, em casos como o tartar de peixe comer a carne crua não é nenhuma novidade, já que essa é uma característica da culinária japonesa.

Tirando esse detalhe da carne, o tartar é sim um prato saudável. Afinal, seja lá a forma que ele for preparado os únicos alimentos industrializados que podem aparecer na receita são catchup e mostarda, que também podem ser preparados em casa, o que evitaria o consumo de conservantes. Caso você não se sinta confortável em consumir algum alimento em sua forma crua, como o ovo, basta procurar uma receita na qual ele não esteja presente. Lembrando que o benefício dos outros ingredientes utilizados do preparo é somado, o que significa que o prato acaba se tornando muito rico em nutrientes.

Receitas de tartar também podem atender vegetarianos

Se você decidiu não consumir mais carne animal e gostaria de preparar um tartar saiba que há opções para vegetarianos. O tartar de abobrinha e cottage, por exemplo, é uma boa alternativa. Sua única diferença em relação ao modelo mais tradicional é que nesse caso a abobrinha não está completamente crua, sendo levemente refogada no azeite. Em seu preparo também são utilizados raspas de limão siciliano, manjericão fresco, gengibre, folhas verdes e vinagre, sal e pimenta a gosto. Lembrando que as folhas e o vinagre ou azeite são utilizadas por cima do prato após ele já estar montado.

Outra opção interessante para vegetarianos (e que pode servir para veganos caso o mel seja substituído) é a receita de tartar de legumes. Nela, os legumes abobrinha, cenoura e berinjela também são refogados, mas não muito. Depois de passar por esse processo, eles farão parte de uma mistura com mostarda, mel, suco de laranja, azeite e sal e pimenta a gosto. Após montar o tartar vale a pena colocar algumas sementes de mostarda por cima.

Veja mais