Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é biomassa de banana verde? Saiba como fazer e descubra os seus benefícios
Guia Culinário 05/10/2017

O que é biomassa de banana verde? Saiba como fazer e descubra os seus benefícios

Você já ouvir falar na biomassa de banana verde? Se você for antenado às novidades culinárias e segue uma alimentação saudável, com certeza sim. Muito utilizada em receitas veganas e funcionais, o alimento pode ser encontrado facilmente em brigadeiros fit, sucos, vitaminas, sopas, pães e até em saborosos hambúrgueres. Por isso, com tamanha versatilidade e ótimos poderes nutricionais, esse ingrediente pode fazer parte tranquilamente do nosso dia a dia.

A biomassa é feita a partir da polpa da banana, porém, apenas quando a fruta está bem verde e madura. A nutricionista Natália Vignoli explica como preparar esse alimento da forma correta: “Você vai precisar de um cacho da banana bem verde, bem lavada e com as pontas portadas. Coloque-as na panela de pressão com água filtrada, o suficiente para cobrir as bananas. Feche e leve para cozinhar. Quando pregar pressão, aguarde 7 minutos e desligue. Depois que sair toda a pressão, abra a panela. Você pode bater a banana com a casca mesmo, já que a biomassa fica com muito mais fibras. Vira uma maçaroca. Depois, pode guardar em uma forminha de gelo, usando um cubinho por vez”, ressalta a especialista.

Quais são os benefícios nutricionais da biomassa de banana verde para a saúde?

Segundo a nutricionista, a polpa de banana é responsável por diversos benefícios ao corpo: “Ela ajuda no controle da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue e também facilita o trânsito intestinal”, explica Nathalia destacando, abaixo, outras vantagens da fruta:

– Favorece o emagrecimento: Devido à grande quantidade de fibras em sua composição, a banana garante uma maior sensação de saciedade ao organismo, evitando a gula e os excessos alimentares.

– Auxilia na produção de serotonina: A biomassa é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido responsável para a produção do hormônio que garante a sensação de bem-estar. Com isso, ela ajuda a prevenir a depressão e controla a ansiedade.

– Melhora gases e a prisão de ventre: As fibras alimentares presentes na banana verde favorecem o trânsito intestinal, diminuindo assim a constipação e reduzindo o acúmulo de gases. “A biomassa é uma opção maravilhosa e de baixo custo para pessoas com problemas intestinais e que precisam de probióticos que, atualmente, são caríssimos”, completa a profissional.

Formas de consumo e recomendações: Sem excessos, todos podem comer a biomassa de banana verde

A biomassa pode ser consumida por todos, sem restrição, segundo Natália Vignoli. A única recomendação é para as crianças evitarem o excesso. “O ideal é começar aos poucos e ir aumentando gradativamente”, explica a profissional.

Combina com tudo – A biomassa, por ser rica em amido e ter um gosto neutro, tem a capacidade de engrossar as preparações e se adaptar facilmente aos mais diferentes sabores, harmonizando tanto em receitas doces como salgadas. Assim, por exemplo, ela pode ser uma ótima alternativa para substituir a farinha de trigo.