O que é ballet fitness? Conheça os benefícios dessa atividade para o corpo

Imagina emagrecer, definir o corpo e, de quebra, garantir muita disposição e flexibilidade dançando balé? A versão fitness de uma das danças mais clássicas do mundo é uma modalidade esportiva que vem ganhando muitos adeptos atualmente. Através dos movimentos do balé clássico, a atividade atrai o público, que busca melhorar a qualidade de vida, pelo alto gasto energético e por não exigir grandes conhecimentos da prática.

"O ballet fitness é ideal para quem sempre sonhou em dançar, em calçar uma sapatilha ou colocar uma polaina e estar numa sala de aula executando movimentos do balé, mesmo sem nunca ter sido bailarina ou ter tido aulas de balé clássico. Apesar da delicadeza dos movimentos clássicos, a aula tem um gasto de calorias maior do que uma aula comum, pois ela trabalha o corpo como um todo", explica a bailarina, pesquisadora corporal e educadora Tatiana Assumpção.

E o gasto calórico realmente impressiona: são cerca de 740 calorias que vão embora em apenas 30 minutos da atividade. Tatiana ressalta que a aula é intensa e tem duração de 50 a 60 minutos. Ela explica que os exercícios proporcionam ao corpo alinhamento do músculo psoas, melhora da postura, definição muscular, perda de peso, tonificação e força, além de exigir coordenação dos movimentos e equilíbrio. Os resultados começam a ser percebidos após um mês de atividade, com aulas de duas a três vezes por semana.

Democrático, o ballet fitness pode ser realizado tanto por crianças como, inclusive, por idosos – desde que não haja restrição médica ou comprometimento de joelho, quadril ou articulações. "Tenho uma aluna de 67 anos, linda, que faz a aula toda e adora", acrescenta a bailarina.

5 benefícios do ballet fitness

Melhora do humor e da autoestima - "Atividade física é o movimento do corpo feito realizado pela musculatura e que produz gasto calórico. Estar ativo prolonga a vida, combate o estresse, ajuda a manter um peso saudável e diminui o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e a auto-estima", explica Tatiana Assumpção.

Postura – Com diversos movimentos do balé clássico, o ballet fitness faz com que a execução dos movimentos seja sempre com a coluna reta. Como resultado, o praticante tem fortalecimento dos músculos das costas e peitoral, resultando em melhora da postura.

Gasto calórico –
Com aulas de 30 minutos, o gasto chega a 740 calorias. Perfeito para quem quer emagrecer e diminuir o índice de gordura corporal.

Coordenação motora –
Por trabalhar a agilidade e aumentar a flexibilidade, o ballet fitness é a atividade ideal para quem quer melhorar a coordenação motora.

Tonificação –
Por mesclar exercícios na barra, no solo e coreografias da dança clássica, o ballet fitness é ideal para enrijecer os músculos e deixá-los mais alongados.

Ver mais: Bem-estar

Últimas matérias