Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é acupressão? Saiba a técnica que alivia as dores de cabeça em 5 minutos!
Movimente-se 12/05/2017

O que é acupressão? Saiba a técnica que alivia as dores de cabeça em 5 minutos!

Aliviar as dores de cabeça… Sonho de 10 entre 10 pessoas que vivem com enxaquecas. E, você sabia que isso pode ser mais simples e real do que se imagina? Além de seguir uma alimentação equilibrada e natural junto com hábitos de vida saudáveis e relaxantes, existem diversas massagens especiais que prometem dar fim a esses problemas, tão decorrentes e corriqueiros no dia a dia das pessoas. Cientificamente estudada, a acupressão é uma técnica eficaz que suaviza os incômodos de forma rápida, leve e, a longo prazo, permanente.

Conhecida como uma terapia alternativa da tradicional medicina chinesa, a acupressão é um tipo de massagem cada vez mais estudado e utilizado no mundo. Ela nasceu do encontro da acupuntura com a reflexoterapia, mas que pode ser praticada individualmente por qualquer um, em casa e sem auxílios profissionais. A técnica consiste em massagear seis pontos principais do corpo, que geram reflexos às dores de cabeça. Em chinês, esses pontos são denominados, respectivamente, como: Yintang, Zan Zhu, Yingxiang, Tian Zhu, Shuai Gu e He Gu.

Quais são as técnicas da acupressão? Como massagear corretamente os 6 pontos?

É preciso, primeiramente, achar um local adequado, mais escuro e silencioso possível, onde a pessoa possa encontrar uma posição confortável para relaxar. Faça nos seis pontos do corpo, uma leve pressão com os dedos das mãos, em movimentos circulares, por cerca de 1 minuto. Os estudos comprovam que após 5 minutos dessas ações, já é sentida uma considerável melhora nas dores de cabeça. Vamos, abaixo, analisar cada um dos seis pontos. Confira!

6 pontos da acupressão para aliviar dores de cabeça

Ponto 1 – “Yintang”: Chamado também de “ponto do terceiro olho”, ele fica entre as sobrancelhas, no meio do nariz e da testa. A massagem nesse ponto também ajuda a combater a fadiga ocular, um dos principais motivos das enxaquecas.

Ponto 2 – “Zan Zhu”: São dois pontos que estão localizados um pouco acima dos olhos, na base da borda interna das sobrancelhas. De acordo com os estudos, essa técnica também alivia problemas como corrimento nasal.

Ponto 3 – “Yingxiang”: Eles está situado nos dois lados das narinas, em uma linha com os olhos. Sua eficácia é impressionante para aliviar, além das dores de cabeça, dores nos dentes.

Ponto 4 – “Tian Zhu”: São dois pontos localizados atrás da cabeça, entre a orelha e o início da coluna vertebral. De acordo com a ciência, a acupressão nesses pontos alivia problemas que vão de dor nos olho à congestão nasal.

Ponto 5 – “Shuai Gu”: Ficam cerca 2 a 3 centímetros da linha inicial do cabelo na lateral da cabeça. A massagem nessa área ameniza as dores na região temporal em também, assim como o ponto 1, a fadiga ocular.

Ponto 6 – “He Gu”: Para finalizar a massagem, esses dois pontos estão localizados na situados na parte de trás das mãos (entre os dedos polegar e indicador). A acupressão realizada nessa região ameniza tensão nos músculos do pescoço e dores nas costas, como a região lombar.

OBS: Lembre-se sempre que essas técnicas são alternativas, por isso, caso as dores de cabeça permaneçam, podem ser decorrentes de outras consequências e, por isso, precisam ser diagnosticadas devidamente por um acompanhamento médico.