O que comer quando a fome aperta? 10 alimentos saudáveis para todas as horas

Seja no meio da rua, na hora do trabalho, antes ou depois de uma atividade física, quando a fome aperta, fica muito difícil resistir as tentações. No entanto, aquela vontade de comer um docinho ou uma besteirinha para "tapear" o estômago, é um sinal de que precisamos rever a nossa alimentação. Por isso, para suprir esses momentos e evitar os excessos, é importante estarmos atentos à qualidade nutricional de tudo que vamos consumir. Veja 10 opções saudáveis e que podemos comer sem culpa nesses casos específicos.

A praticidade também pode ser saudável. Embora muita gente opte por lanches pesados e calóricos, a fome é um sinal de fraqueza nutricional ou, então, que o nosso organismo não etá regulado. Por isso, existem opções naturais perfeitas para serem adicionadas no plano alimentar, como explica a nutricionista Luciana Novaes. Confira!

10 alimentos saudáveis e nutritivos para amenizar a fome

1 - Frutas: São perfeitas para qualquer momento do dia, principalmente para serem usadas em pequenos lanches, como complemento no café da manhã ou sobremesas após as grandes refeições. "As frutas são ricas em vitaminas e minerais, fibras e, ainda por cima, hidratam", indica a nutricionista.

2- Oleaginosas: Castanhas, amêndoas, nozes... Todos esses alimentos são fontes poderosas de gorduras saudáveis e podem ser utilizadas como petiscos em lanches ou por cima de saladas nas refeições. "O único cuidado é que não podemos exagerar na dose, por serem calóricas e seu excesso levar a alguns problemas para o organismo", analisa Luciana Novaes.

3 - Algas: Embora não seja um alimento tão presente no dia a dia dos brasileiros, as algas marinhas são excelentes alimentos para compor a nossa alimentação: "As algas são ricas em diversos minerais como cálcio, potássio e iodo, fonte também de proteínas, vitamina A e fibras. Elas podem ser utilizadas em sopas, saladas, molhos e sucos", completa a profissional.

4 - Iogurte: Seja desnatado, grego, com frutas ou qualquer outro de sua preferência, os iogurtes podem ser utilizado como bebida na hora do café da manhã e lanches, como molho para saladas ou em substituição ao creme de leite em diversas preparações. "É uma ótima fonte de cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B", explica Luciana.

5 - Aveia: Para acompanhar uma porção de frutas, nas vitaminas ou em saladas, a aveia é perfeita para proporcionar saciedade e amenizar a fome: "Rica em fibras e vitaminas do complexo B, ajuda no controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue", analisa a nutricionista.

6 - Água de coco: Seja para refrescar os dias mais quentes ou para hidratar o corpo em um dia de inverno, a água de coco ajuda a tornar o organismo mais saudável e nutrido: "A água de coco é fonte de diversos minerais como o potássio, fonte excelente de carboidratos, entra como uma bebida saudável em qualquer refeição".

7 - Grão de bico: É uma leguminosa muito versátil, se encaixando em qualquer momento do dia: "É fonte de proteína, pode ser consumida no lugar do feijão ou em saladas nas refeições. Também é muito utilizada para uma pasta, o Homus, que vai bem em lanches e assado se torna um excelente petisco", indica a profissional.

8 - Ovo: Popular e saudável, o ovo pode ajudar a diminuir a fome. Cozido ou mexido, o alimento pode ser utilizado a qualquer hora do dia: "O ovo é a melhor fonte de proteína animal, acompanhando bem as grandes refeições substituindo o consumo de carnes, pode ser utilizado no café da manhã ou lanches. É um alimento muito versátil e fácil de ser preparado, garantindo saciedade e nutrientes importantes para pele e cabelos e manutenção da massa muscular", completa.

9 - Tapioca: De forma moderada e com um recheio saudável, a tapioca é bem fácil de preparar e ajuda a saciar a fome rapidamente. Com pouquíssimas calorias e fonte de carboidratos, o alimento ainda favorece o emagrecimento saudável e melhora a nossa disposição.

10 - Chips saudáveis: De batata doce, abobrinha, inhame, banana... Qual você preferir! Basta cortar finamente o ingrediente e levar o forno com azeite. É prático, rápido e muito nutritivo, garantindo a ingestão dos nutrientes dos vegetais.

*Luciana Novaes (CRN4 - 14100757) é nutricionista clínica com especialização em gestantes, vegetarianos e nutrição estética. A profissional disponibiliza seu site para outras informações e questões alimentares: www.luciananovaes.com

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Receitas light em calorias, Receitas com pouca gordura, Carboidratos

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