Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nutrição e celulite: Quais alimentos ajudam a evitar as gordurinhas localizadas?
Guia Culinário 19/09/2016

Nutrição e celulite: Quais alimentos ajudam a evitar as gordurinhas localizadas?

Qual mulher não gostaria de eliminar de vez a celulite da vida? Pois bem, diante inúmeras formas que dizem acabar com aquelas gordurinhas localizadas no corpo, a mais eficaz, natural e saudável de todas, se chama alimentação. Para combater os furinhos e as estrias da pele, um bom cardápio alimentar no dia a dia é essencial para amenizar os efeitos das inflamações, inchaços e retenção de líquidos que geram esse problema estético.

Em linhas gerais, a celulite é um processo desencadeado pelo aumento das células adiposas, que incham, retém líquidos e acumulam toxinas, devido a ingestão excessiva de gorduras. Conforme o grau de inchaço, as células mudam de forma e localização e, ao encontrar a resistência das fibras de colágeno, elas pressionam as outras camadas da pele para baixo, resultando nas depressões e no aspecto de “casca de laranja”.

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, as três principais hipóteses para o aparecimento das celulites baseiam-se em: alterações anatômicas e hormonais, microcirculação e processo inflamatório crônico. Sendo a alimentação saudável pode fazer muito por você. “Através de uma dieta individualizada e planejada você poderá: desintoxicar, desinflamar, melhorar a circulação, eliminar líquidos e diminuir inchaço”, explica Patrícia.

O que posso acrescentar na minha alimentação para auxiliar no tratamento das celulites?

Então vamos para a prática! Segue abaixo alguns dos alimentos importantes no combate a celulite:

– Chá verde e gengibre: Desintoxica, acelera o metabolismo e tem ação anti-inflamatória. “Só evite tomar o chá verde muito tarde pois podem afetar a qualidade do sono”, reitera Patrícia.

– Açafrão (ou cúrcuma): Altamente antioxidante, estimula a circulação e ajuda a diminuir o inchaço. “Acrescente em ovos, no frango, nos legumes, no arroz… As possibilidades são muitas!”, salienta a profissional.

– Frutas vermelhas: Morango, framboesa, amora, cranberry, mirtilo (também conhecido como blueberry), goji berry e açaí são antioxidantes e eliminam os radicais livres, que danificam os tecidos.

– Colágeno e suplementos: Para flacidez, distribuição de líquidos corporais e tonus muscular. Claro que é sempre é necessária a supervisão de seu nutricionista.

– Alcachofra, hibiscos, salsinha, cavalinha e centella asiática: Possuem ação diurética, eliminando líquidos e toxinas. Procure consumir 3x por semana

– Vegetais verdes escuros: Fontes de clorofila melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Além de serem fontes de ferro e proteínas.

– Algas: Ajuda a regular hormônios da tireoide e a fome (aquela usada na culinária japonesa pode substituir um pão e virar um sanduíche)

– Azeite e abacate: Gorduras boas anti-inflamatórios. Atenção a quantidade!

– Limão: Alimentos ricos em vitamina C protegem os vasos sanguíneos ajudando na circulação. Use limão em jejum ou como tempero.

O que precisamos evitar comer para combater a celulite?

– Doces: Leva ao aumento da reserva de gordura favorecem o aparecimento da celulite.

– Gorduras: Desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura.

– Cafeína: Leva à desidratação do organismo, quando em excesso, prejudicando circulação.

– Sódio: Pode levar à retenção de líquido influenciando formação de celulite. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia (1 colher de chá). Leia os rótulos!

– Álcool: Pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura.

Obs: A quantidade e a inclusão desses alimentos, bem como a suplementação, precisa da orientação de um nutricionista pois dependerá da condições de saúde e objetivos do indivíduo. Com ajuda profissional você potencializará seus resultados.