Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nozes: Quais os benefícios desse tradicional ingrediente de final de ano? Veja!
Guia Culinário 28/12/2016

Nozes: Quais os benefícios desse tradicional ingrediente de final de ano? Veja!

Tradicional nas festas de final de ano, as nozes fazem parte de uma seleta lista de petiscos que conseguem agradar o paladar de qualquer um. Integrante do grupo das oleaginosas, elas são donas de um sabor extremamente agradável e acrescentam nutrientes importantes para o organismo. Entenda a importância desse pequeno, mas poderoso, alimento para uma alimentação equilibrada e veja quantos benefícios ele pode nos proporcionar.

Da mesma família das castanhas e avelãs, as nozes possuem uma casca rígida. Em relação a sua composição nutricional, apesar de ser um pouco calórica (por isso a necessidade de moderação ao seu consumo), elas possuem proteínas, minerais, vitaminas, gorduras saudáveis e fibras que agem em prol do bom funcionamento do organismo, tornando-o saudável. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, o consumo regular das nozes pode melhorar o nosso bem-estar:

“Encontramos as nozes em todo ano, mas é tradicional consumir no Natal, assim como frutas desidratadas. Essas oleaginosas ajudam na saúde intestinal, na prevenção do câncer de próstata e câncer de mama, além de auxiliarem na prevenção das doenças cardiovasculares. Elas também beneficiam o processo de emagrecimento saudável e favorecem o ganho de massa muscular”, explica a profissional.

Nozes ajuda a diminuir o colesterol

Uma das grandes vantagens desse alimento é a presença das fibras solúveis e do ácido-graxo ômega 3 e 6 em sua composição que ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim, o LDL, e aumentar o colesterol bom, HDL. O seu consumo em uma dieta saudável pode ajudar nesse equilíbrio, prevenindo as doenças cardiovasculares, auxiliando na produção dos glóbulos vermelhos, evitando o entupimento das artérias, favorecendo uma boa circulação sanguínea e beneficiando a saúde do coração.

Outro destaque para o ômega 3 se dá pelo seu combate ao estresse, ou seja, essa substância também é responsável por amenizar os efeitos do estresse no dia a dia, aliviando a fadiga e o cansaço, fornecendo energia para as atividades que são porpostas diariamente.

Qual é a melhor maneira para consumir as nozes no dia a dia?

Fonte de importantes nutrientes, as nozes podem completar o seu quadro nutricional acrescentando uma boa dose de proteínas necessárias para o seu bem-estar e o desenvolvimento saudável do nosso organismo. Elas podem ser acrescidas em preparações de bolos, tortas, saladas, arroz, biscoitos e consumidas em sua forma natural. Carolina Baliere destaca que elas podem ser incluídas em uma alimentação saudável em diversos momentos do dia:

“Para consumir no dia a dia, pode incluir em lanches intermediários ou até mesmo como um pós treino, já que a oleaginosa ajuda no ganho de massa muscular. Devemos consumir em média 7 unidades de nozes”, ressalta a nutricionista.

Atenção ao consumo: Por ser um alimento calórico (cerca de 600 calorias em apenas 100g de alimento), antes de incluir as nozes em um plano alimentar regular, é de suma importância uma consulta com um nutricionista, para que a oleaginosa seja acrescida de maneira correta, sem prejudicar a sua alimentação.