Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Noz da Índia emagrece mesmo? Saiba tudo sobre esse alimento proibido no Brasil
Taeq Descomplica 10/04/2018

Noz da Índia emagrece mesmo? Saiba tudo sobre esse alimento proibido no Brasil

De uns tempos para cá a noz da Índia passou a ser muito procurada por pessoas que queriam perder peso rápido. Mas afinal, ela realmente emagrece? A maior pergunta aqui deveria ser se ela é de fato um alimento saudável, já que a Anvisa proibiu a sua venda no Brasil. Antes que alguns saiam em sua defesa é importante lembrar que essa decisão não foi tomada de forma leviana, ainda mais porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não proíbe a prática fitoterápica. Para que você não tenha dúvidas a respeito dessa decisão aparentemente radical, nós preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber sobre a noz da Índia.

Noz ‘milagrosa’ não possui benefícios comprovados

A noz da Índia tem esse nome porque é originária da Ásia, onde é utilizada devido às suas propriedades medicinais. Mas não, ela não é usada para emagrecer, mas sim para tratar problemas como febre, dor de cabeça e náusea. Ainda assim, não foram realizados estudos suficientes para comprovar a sua real eficácia, mesmo no tratamento de doenças.

A grande questão é que ela passou a ser plantada na América do Sul, onde afirmaram que ela trazia diversos benefícios para a saúde. O principal deles seria a perda de peso, isso porque ela reduziria o apetite, ajudaria o intestino a trabalhar melhor e acabaria com a gordura corporal. Para quem se preocupa com a questão estética ela ainda traria mais uma vantagem, que seria a redução de celulite. Pois é, ela acabou sendo vendida como uma “noz milagrosa” em muitos lugares, mas nada disso nunca foi comprovado.

Anvisa afirma que semente é tóxica

Tudo bem, mas o fato de não saber quais são os seus reais benefícios seria suficiente para fazer a Anvisa proibir sua comercialização e uso? Neste caso sim, porque se trata de uma planta comprovadamente tóxica e que não faz parte do registro de alimentos. Em seu site oficial, a agência explicou a decisão:

“A Anvisa tomou como base para a sua decisão as evidências de toxicidade e a ocorrência de três casos de óbitos no Brasil associados ao consumo de ‘Noz da Índia’ (Aleurites moluccanus), também chamada de Nogueira de Iguape, Nogueira, Nogueira da Índia, Castanha Purgativa, Nogueira-de-Bancul, Cróton das Moluscas, Nogueira Americana, Nogueira Brasileira, Nogueira da Praia, Nogueira do Litoral, Noz Candeia, Noz das Moluscas, Pinhão das Moluscas”.

É preciso ressaltar também que muitas vezes a noz da Índia aparece como ingrediente em suplementos alimentares, e por isso é sempre importante ficar atento aos componentes de qualquer produto que você decida acrescentar na sua alimentação. Além disso, a tabela com o quadro nutricional presente em cada embalagem mostra os benefícios reais do alimento em questão, e por essa razão é tão importante fazer sua leitura antes colocá-lo no carrinho de compras.

Chapéu de Napoleão também é proibido

Ao anunciar no Diário Oficial da União a proibição da noz da Índia, a Anvisa também revelou que a planta conhecida como Chapéu de Napoleão não pode ser distribuída no país. “Essas sementes, quando ingeridas, também são tóxicas e seu uso é proibido em diversos países”, lembra a agência em seu site oficial. O problema é que ambas estavam sendo apontadas como perfeitas para quem quer emagrecer, o que não passa de um mito. Afinal, elas possuem sim efeitos laxativos, mas sua reação pode ser tão forte que o corpo acaba deixando de absorver minerais muito importantes para a saúde, algo que, em última instância, pode levar à morte.

Opte por nozes que fazem bem para o seu corpo

Não existe nenhuma fórmula milagrosa para emagrecer. Quem quer perder peso deve optar por uma alimentação saudável combinada com exercícios regulares. De qualquer forma, é bom lembrar que as nozes não são vilãs por si só, pelo contrário! Além de muito benéficas para a saúde, elas são ricas em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, são fontes de ômega 3 e 6, que ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Lembrando que seu consumo não deve ser exagerado, então caso queira saber quantas porções pode comer por dia consulte um nutricionista.