Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mude essa postura! Veja como melhorar a posição corporal pode influenciar a vida
Movimente-se 08/01/2016

Mude essa postura! Veja como melhorar a posição corporal pode influenciar a vida

A conquista de melhores hábitos de vida começa, literalmente, pela mudança de postura. Atentar-se às posições do nosso corpo durante o dia a dia evitará aquelas incômodas dores nos músculos que podem, futuramente, provocar problemas mais sérios à saúde. Por isso, erga a cabeça, deixe o corpo ereto e levanta esses ombros! Veja como devemos manter o equilíbrio corporal adequado para o nosso bem-estar físico.

Tanto em pé, como sentando ou deitado, o corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Não é à toa, por exemplo, que nos mexemos involuntariamente mesmo enquanto dormimos. Por isso, para manter o corpo sempre ativo, pequenas atitudes cotidianas e alguns exercícios estratégicos podem ser feitos para amenizar os impactos dos longos períodos de imobilidade, como sugere a fisioterapeuta Anna Luiza Moura:

“Por exemplo, ao usar o computador, a tela deve estar na altura dos olhos, cotovelos e joelhos flexionados a 90 graus, e a postura ereta. Para pegar objetos pesados no chão, a dica é flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna“, destacou a especialista.

Outras dicas: Para ficar sentado, use sempre uma cadeira com apoio para as costas e braços e não dispense um apoio para os pés. Dessa forma você conseguirá se sentar corretamente, ou seja, com a coluna apoiada e os pés tocando o chão, fazendo um ângulo de 90º nos joelhos, além dos braços que também devem manter o mesmo ângulo.

“A posição sentada por tempo prolongado, por sua vez, pode ocasionar flacidez na musculatura abdominal e propicia a adoção de posturas desfavoráveis, o que pode implicar em um aumento da lordose lombar e cifose dorsal”, explica a nutricionista Rejane Neves.

Evite também ficar muito tempo em pé

Para ficarmos em pé exigimos muito dos músculos de sustentação do nosso corpo e, por conta do impacto do peso, há uma desgastante sobrecarga. “A posição parada em pé é altamente fatigante devido a exigência do trabalho que a musculatura estática envolvida sofre para manter essa posição. A curto prazo podemos ter dor na região lombar, dor nos pés, joelhos e quadris, por ter que suportar uma carga excessiva. Também podem surgir varizes nos pés e pernas devido à dificuldade de bombeamento sanguíneo”, esclarece a fisioterapeuta Rejane Neves.

Os impactos em pé podem ser amenizados com pequenas caminhadas e cuidado com a postura abdominal e da coluna. Sentar de vez em quando e mudar o apoio de uma perna para outra também trazem um conforto bem-vindo.

Melhores exercícios para corrigir a postura

Fazer exercícios físicos com frequência ajuda a manter o corpo em equilíbrio e livre de dores, posturas erradas e problemas de circulação. “Pilates é uma excelente atividade para prevenção de lesões e manutenção da postura. Pode-se recorrer ao RPG caso a patologia já esteja instalada, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural”, sugere Rejane.

Se mesmo mantendo a postura as dores continuarem, o recomendável é buscar orientação profissionall. “As dores musculares mais comuns são provocadas por fatores mecânicos, como o esforço excessivo e/ou repetitivo ou por erros posturais, e costumam durar até 8 semanas. Se a dor continuar por mais de 8 semanas, é preciso procurar um profissional especializado para investigar a causa do problema, médico e fisioterapeuta – cada qual nas suas atribuições e competências. Dores que duram mais de três meses são consideradas crônicas e geralmente são causadas por alterações degenerativas da coluna, a exemplo da osteoartrose e hérnia de disco”, finaliza Anna Luiza Moura.