Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Morango: A fruta de agosto! Veja seus benefícios e principais formas de consumo
Guia Culinário 01/08/2016

Morango: A fruta de agosto! Veja seus benefícios e principais formas de consumo

É chegado mês de agosto e com ele diversas frutas e legumes estão no melhor de suas épocas! O morango, por exemplo, é um desses ricos alimentos da safra de inverno que é capaz de aguçar o nosso paladar e nos dá a possibilidade de incrementar nossas receitas do dia a dia. Sutil, ácido e, ao mesmo tempo, levemente adocicado, seus benefícios nutricionais também são igualmente poderosos! Saiba mais sobre esse incrível alimento agostino!

Considerado como um “pesudofruto”, o morango uma excelente alternativa para acrescer no seu dia a dia por ser extremamente leve, com poucas calorias, beneficiando na perda de peso. Além disso, o alimento é um poderoso antioxidante, que auxilia no combate dos radicais livres, protegendo as funções do organismo. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o morango é ideal para manter equilibrada a dieta:

“Ótimo com saladas e como sobremesa, o morango é rico em vitamina C, que previne infecções; também possui piridoxina que está na vitamina B6 atua na saúde das mulheres. A antocianina é a substancia que confere a cor vermelha do morango, também é um antioxidante e previne a arteriosclerose. Além disso, o morango é rico em fibras, promovendo assim a saciedade”, destacou a profissional.

6 benefícios do morango para o seu dia a dia

Aumenta a imunidade: Por ser fonte de vitamina C, a fruta auxilia no processo de recuperação de danos celulares, age em benefício do sistema imunológico, tem efeito cicatrizante no organismo e retarda o envelhecimento da pele. Assim, agindo como um alimento neutralizador, o morango dificulta o progresso de doenças.

Reduz o colesterol: O morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que têm a função de reduzir o LDL, considerado colesterol ruim no organismo.

Melhora o sistema digestivo: Com a presença de vitaminas antioxidantes como a “C” e substâncias que neutralizam a ação de toxinas, como os bioflavonoides, o morango ajuda a impedir a formação de tumores no sistema digestivo e previne a prisão de ventre.

Beneficia a memória: O pseudofruto possui uma substância chamada fisetina que age na proteção dos neurônios e também melhora a conexão e comunicação entre eles, favorecendo a fixação de informações em nosso cérebro.

Combate à anemia: Por ser rico em vitamina C, a fruta auxilia na absorção de ferro, mineral fundamental para a prevenção da anemia.

Age em prol da saúde cardiovascular: A cor vermelha da fruta se dá devido à presença de antocianinas, substâncias que previne os radicais livres e diminui a propensão dos ataques cardíacos.

Melhores formas para o consumo do morango

Para o morango fazer parte da sua alimentação saudável, você pode incluir através de:

Sucos: Acrescente hortelã ou gengibre, por exemplo.

Puro: Com um delicioso sabor, a fruta agrada a maioria dos paladares e consumir in natura, pode ser uma ótima alternativa.

Em saladas salgadas: Com alface ou Chicória, a fruta fará um belo par no seu prato.

Na saladas de frutas: É uma ótima ideia para incrementar o seu lanche e enchê-lo de nutrientes.

Mel: Substitua o creme de leite ou leite condensado pelo mel e deguste novos sabores.

OBS: Segundo a Dra. Daniella, é importante antes do consumo, lavar o morango em água corrente sem retirar a parte das folhas verdes. “Deixar em solução de bicarbonato de sódio com vinagre ou limão por pelo menos 15 minutos e enxaguar novamente. Pronto! Pode consumir o morango limpinho e sem riscos de contaminação”, finaliza a nutricionista.