Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ministério da Saúde lança nova “Caderneta da Gestante” contra o Zika vírus
Movimente-se 04/03/2016

Ministério da Saúde lança nova “Caderneta da Gestante” contra o Zika vírus

O Dia Internacional da Mulher se aproxima e cada vez mais as atenções voltadas às gestantes aumentam no país. Lançada recentemente pelo Ministério da Saúde, a “caderneta da gestante” de 2016 ganhou uma nova versão com orientações de prevenção e proteção das grávidas, principalmente contra o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, o chikungunya e o vírus Zika, que podem causar diversos problemas ao feto durante a gravidez.

Direcionado para as mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), o documento é um instrumento criado para qualificar o acompanhamento da gestação, tirar dúvidas frequentes, além de designar as boas práticas do pré-natal ao puerpério (período de 42 dias após o parto) e amamentação. Na nova caderneta, os profissionais do órgão podem registrar todos os dados das consultas e procedimentos, proporcionando uma integração entre todo o serviço médico e o paciente. E ainda contém espaços para a gestante e seu companheiro(a) fazerem anotações e registrarem as impressões do momento que estão vivendo.

“É fundamental que a mulher, no momento da gravidez, tenha acesso a informações seguras e baseadas em evidências científicas sobre o processo de gravidez, parto e puerpério. É importante também que ela conheça seus direitos civis, quais são as rotinas recomendadas para as consultas de pré-natal e quais exames clínicos, laboratoriais e vacinas devem ser realizados durante o período. O acesso a essas informações contribui para um maior empoderamento dessas mulheres, fortalecendo a sua autonomia e protagonismo, assim como sua confiança nos processos naturais da gestação, parto e amamentação”, explicou Maria Esther Vilela, coordenadora geral de daúde das mulheres, ao site do Ministério da Saúde.

Línguagem acessível e mais próxima da realidade para informar a população

Dentre as novidades a caderneta da gestante possui uma linguagem simples e prática, além de promover um entendimento mais uniforme com imagens explicativas nas ações de saúde, destacando a relevância do devido tratamento e prevenção da sífilis e das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

Outras informações e detalhes da caderneta da gestante podem ser conferidos no site do Ministério da Saúde.