Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 22/07/2016

Mingau para todas as idades: Saiba como incorporar essa delícia na alimentação

Mingau para todos! Muito utilizado na alimentação infantil e durante a terceira idade, o tradicional mingau pode ser uma boa solução nutricional em nossa vida, independente da idade. Extremamente benéfico, o alimento, seja à base de milho, aveia ou fubá, é uma ótima pedida nas baixas temperaturas, pois além de muito saboroso, ajuda a aquecer o corpo e regular as funções do organismo.

Por ser altamente nutritivo, o mingau é um prato excelente para repor substâncias necessárias ao nosso organismo e proporcionar saciedade. Para o café da manhã ou para um jantar, por exemplo, o mingau é muito fácil e rápido de fazer, além disso, você pode incrementar ao seu gosto e torná-lo ainda mais saudável, com explica a nutricionista Daniella Chein:

“Enriquecer nutricionalmente o mingau é fácil, basta fazermos pequenas e saborosas trocas, por exemplo: substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo, o leite integral pelo desnatado ou semi-desnatado; Podemos colocar a canela, que é um excelente acelerador do metabolismo, que vai conferir um sabor todo especial. Pode ser adicionado também, como cobertura ou misturado aos outros itens”, ressalta a profissional.

Quais os benefícios de acrescentar o mingau no seu dia a dia?

Mingau de Fubá: Fonte de carboidratos e rico em fibras, essa composição é muito utilizada para combater a desnutrição. Contudo, por ser altamente calórica, as pessoas que estão em dieta para perder peso e diabéticos precisam estar atentos.

Mingau de amido de milho: A maisena, como também é conhecida, é um ingrediente com alto índice glicêmico, ou seja, libera açúcar no sangue e de forma rápida evitando picos de hipoglicemia. Além, disso, segundo Daniella Chein, a maisena pode ser utilizada sem preocupações por pessoas celíacas, por não conter glúten.

Mingau de aveia: Rica em fibras, a aveia é um item importante para quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue. “As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina. Sem sombra de dúvida, o melhor mingau para ser consumido em todas as idades”, ressalta a nutricionista.

Mingau de milho: Importante para produção de energia, para o funcionamento do sistema nervoso, do intestino, e também contribui para aumentar a resistência do organismo à infecções.

Mingau é uma delícia, mas tenha equilíbrio!

Segundo a nutricionista Daniella Chein, o mingau é um prato altamente nutritivo, contudo, também calórico, por isso devemos ser ingerido com equilíbrio para as pessoas que desejam perder peso. “Como a receita para o mingau leva leite, a respectiva farinha ou cereal, açúcar e canela, cuidado com os excessos, pois, é um prato rico em calorias”, finaliza a profissional que destacou a quantidade de calorias de cada um dos pratos, confira:

– Mingau de aveia:
1 prato contem 350 kcal
– Mingau de fubá: 1 prato contem 337 kcal
– Mingau de milho: 1 prato contem 430 kcal
– Mingau de maisena: 1 prato contem 300 kcal

Produtos relacionados