Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Merenda escolar saudável: o que incluir no lanche dos seus filhos?
Guia Culinário 20/03/2015

Merenda escolar saudável: o que incluir no lanche dos seus filhos?

Os filhos(as) já voltaram às aulas, mas esse dever de casa é para os pais. A alimentação correta, durante o período escolar, é sempre um motivo de dúvidas e preocupações, já que as crianças nem sempre sabem o que comer e, na maioria das vezes, optam pelas deliciosas guloseimas. Por isso, o Conquiste Sua Vida preparou um guia completo para as merendas, com dicas de lanches e sugestões nutricionais que, seguidos à risca, farão os pequenos crescerem fortes e saudáveis!

De acordo com a nutricionista Natalia Casanova, a merenda escolar deve ser orgânica e sempre obedecer os padrões de desenvolvimento natural das crianças, adicionando, gradativamente, novos sabores aos seus paladares. Ela receita alguns alimentos que podem ser inseridos nos lanches.

“Devemos sempre colocar frutas. As crianças devem se habituar a comê-las. Também podem ser inseridos, bolo caseiro, preparado com pouco açúcar, ovo cozido, sanduíches no pão integral e, até mesmo, pedacinhos de legumes, como cenoura baby, pepino e pimentões cortados em palitos. Para beber, podemos incluir água de coco, suco de fruta 100% integral, leite fermentado sem corantes, e iogurtes naturais”, destacou.

Mas como incorporar esses alimentos sem forçar a barra ou gerar traumas às crianças? Natalia Casanova acredita que a melhor forma é através do “empoderamento”, em que os pais deixam os filhos participarem de todo o processo de sua alimentação, ensinando e mostrando a importância disso. “É uma etapa trabalhosa para os pais, mas que vale a pena a longo prazo. Simplesmente colocar o prato pronto com tudo cortado e mandar comer não desperta o interesse da criança. Ela não entende porque tem que comer aquilo. Elas precisam acompanhar e participar desses momentos. A partir do momento que levamos a criança à feira e ao mercado, ou deixamos ela ficar na cozinha observando e ajudando no que ela pode, ou mesmo quando plantamos uma pequena horta dentro de casa, ela cria muito mais interesse pela alimentação”, explicou.

 

Mais dicas para a merenda do seu filho

Além disso, há outra etapa crucial para criar bons hábitos alimentares nos pequenos. Consiste em oferecer o mesmo alimento pelo menos 10 vezes para a criança, em dias diferentes, e apresentando-o de maneiras diferentes. Essa é uma recomendação dos órgãos de saúde internacionais, pois as crianças ainda estão desenvolvendo o paladar.

“Elas não nascem gostando ou odiando algumas coisas. Só que os alimentos industrializados são muito mais palatáveis para elas, porque a indústria usa aditivos químicos exatamente para isso. O problema é que esses aditivos trazem problemas de saúde a curto, médio e longo prazo. Então, se você ofereceu cenoura crua em rodelas e ela não gostou, experimente oferecer de outras maneiras, refogada, crua ralada, em purê, palitinhos, etc. Depois de oferecer 10 a 15 vezes, se a criança continuar rejeitando, aí sim podemos presumir que realmente esse alimento ela não gosta. Mas vale dar uns meses e tentar de novo também”, observou Natalia.

Mais uma dica importante é deixar as crianças usarem as mãos para descobrir os alimentos. Sempre oferecer os alimentos em ambiente tranquilo, sem distrações, sem brigar com elas e também ou obrigá-las a comer. Ela sempre vai associar o alimento ao ambiente.

Lista dos alimentos ideais para um lanche saudável:

– Frutas: Dos mais nutritivos alimentos que existem, as frutas não podem faltar na merenda

escolar. Opte em inserir frutas mais doces, para saciar melhor o paladar das crianças. Bons exemplos são banana e maçã.

Pão integral: Use o pão integral no sanduíche. Eles são ricos em fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino. Além disso, os nutrientes desse alimento ajudam no controle

glicêmico (açúcar no sangue).

– Legumes: Apesar de não terem um sabor tão atrativo para o paladar infantil, esses alimentos não podem faltar na merenda. Famosos por serem antioxidantes, eles ajudam o sistema imunológico do organismo contra diversas doenças. De preferência para a cenoura baby, o pepino e o pimentão.

Água de coco: Fonte rica em nutrientes, ideal para ser ingerido após atividades físicas.

– Suco de fruta integral: É o mais saudável. Eles têm em sua composição apenas ingredientes naturais presentes nas próprias frutas e vegetais, além de não conterem aromatizantes, corantes artificias e açúcar

– Iogurte integral: O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes importantes para a saúde, como potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele possui 10 vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração, por conta da atividade das bactérias envolvidas na fermentação.

Evite – Devem ser evitados os alimentos ultraprocessados, ou industrializados, como salgadinhos prontos, batatas fritas, biscoito recheado, refrigerantes, bebidas muito açucaradas (como guaraná pronto), balas e doces.