Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Menos é mais? 5 dicas para sofisticar as suas receitas sem gastar muito
Guia Culinário 09/01/2018

Menos é mais? 5 dicas para sofisticar as suas receitas sem gastar muito

Selecionar todos os ingredientes, combinar sabores e temperos, escolher o prato certo para caprichar na apresentação… Cada vez mais a alta gastronomia também está ao alcance de quem gosta de cozinhar, mas, por questões financeiras, não tem tanta grana para sofisticar suas refeições. Na linha do “menos é mais”, é possível fazermos pratos harmoniosos, gostosos e saudáveis, com um toque gourmet e bem autoral às preparações.

Afinal, quem não gosta de proporcionar uma refeição bonita e deliciosa para alguém? Pode ser um jantar romântico ou um almoço de domingo em família, cozinhar é um ato de amor e, o melhor, é que hoje em dia nós nem precisamos ser grandes “mestres cucas” da gastronomia para incrementar um bom prato. Basta ter um pouco de criatividade culinária e saber combinar cores e sabores, para que a sua refeição fique incrível. Veja, abaixo, 5 dicas para quem quer impressionar na cozinha gastando o menos possível no dia a dia:

Como dar um toque gourmet ao meu prato gastando pouco?

1- Escolha os alimentos da safra: Todos os meses e, principalmente, a cada estação do ano, uma série de alimentos entram em seus melhores períodos de plantio e colheita. Nessas fases, os ingredientes estão em suas melhores épocas de consumo, sendo mais fortes, bonitos, saborosos e nutritivos. Além disso, no aspecto econômico, por serem mais facilmente encontrados em feiras e supermercados, eles também são mais baratos. Veja alguns exemplos de alimentos da safra de cada mês:

  • Janeiro: Abacaxi, abóbora, beterraba, alface e couve de Bruxelas.
  • Fevereiro: Batata, agrião, caqui, figo, jaca e pimentão.
  • Março: Abacate, banana, goiaba, maçã, aspargos, brócolis, rabanete.
  • Abril: Kiwi, pera, mamão, abóbora-moranga, berinjela, inhame e tomate.
  • Maio: Alho-poró, salsa, erva-doce, moyashi, cenoura e tangerina.
  • Junho: Atemoia, palmito, batata doce, carambola, ervilha e milho verde.
  • Julho: Aipim, laranja, limão, coentro e couve-flor
  • Agosto:Morango, maracujá, abobrinha, abiu, mandioquinha e catalonha
  • Setembro: Caju, mandioca, mostarda e graviola.
  • Outubro: Pepino, chuchu, alcachofra, acerola e jabuticaba.
  • Novembro: Framboesa, ameixa, coco verde, espinafre e chicória.
  • Dezembro: Pêssego, manga, cereja, uva, rúcula, uva, cogumelo, vagem e melancia.

2 – Abuse das cores: Além de deixar qualquer prato mais bonito e apresentável, a combinação de cores também representa uma refeição mais equilibrada, com diferentes sabores e nutrientes. Quanto mais colorido for o seu prato, melhor será a receita, dando água na boca só de olhar. Por isso, capriche em cores vivas (vermelho, amarelo, laranja, verde, etc), para dar um toque especial à preparação.

3 – Não use muitos ingredientes: Lembra do “menos é mais”? Então, a simplicidade também é uma toque gourmet. Com menos ingredientes, você terá um prato mais harmonioso e o sabor de cada alimento será realçado na comida.

4 – Saladas para acompanhamentos: Sejam servidas como entradas, acompanhando o prato principal ou, até mesmo, como destaques da refeição, as saladas são preparações que colaboram e muito com o charme da comida. Capriche nas combinações das saladas, utilizando frutas, molhos e temperos junto aos legumes e às verduras.

5 – Combine doce com salgado: Garantindo a boa apresentação, agora é hora de dar o “grand finale” no sabor do prato. A mistura agridoce sempre cai muito bem ao paladar, pois os contrastes se atraem no gosto das comidas. Cuidado apenas para não exagerar em um ou outro sabor. O equilíbrio é ideal. Use temperos especiais, com mostarda, mel e/ou frutas… Fica uma delícia!