Menopausa: Veja como hábitos alimentares saudáveis ajudam a aliviar os sintomas

O período da menopausa é temido pela grande maioria das mulheres, no entanto, pode passar de forma saudável, tranquila e natural. Basta, para isso, seguir bons hábitos de vida, como uma alimentação nutricional voltada ao bom funcionamento do organismo feminino. Saiba mais!
O período da menopausa é temido pela grande maioria das mulheres, no entanto, pode passar de forma saudável, tranquila e natural. Basta, para isso, seguir bons hábitos de vida, como uma alimentação nutricional voltada ao bom funcionamento do organismo feminino. Saiba mais!
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O período da menopausa é temido pela grande maioria das mulheres, no entanto, pode passar de forma saudável, tranquila e natural. Basta, para isso, seguir bons hábitos de vida, como uma alimentação nutricional voltada ao bom funcionamento do organismo feminino. Saiba mais!

Qual mulher não deseja passar pelo período da menopausa de forma natural, saudável e tranquila? Fase feminina de grandes mudanças físicas e hormonais, nem sempre é fácil assumir que o tempo passa e que ele é quem determina a nossa mais genuína natureza. Por isso, para manter o controle mental em dia depende diretamente da forma que levamos a vida, com bons hábitos e costumes na rotina.

A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação da mulher e ocorre aproximadamente entre os 45 e 55 anos. Geralmente, ela está associada ao envelhecimento, as rugas, as famosas ondas de calor e o aumento da gordura abdominal, o que preocupa a maioria das mulheres. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, os hábitos alimentares estão diretamente ligado com os sintomas da menopausa:

"Na menopausa, também há uma redução significativa da massa muscular e óssea, por isso é tão importante uma boa alimentação e a garantia de ingestão de nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo e redução de seus sintomas. Esse período nada mais é que o encerramento do período fértil feminino. Os hormônios progesterona e estrogênio param de funcionar juntamente com a parada da ovulação", explica a profissional que indicou alguns hábitos importantes para essa fase:

9 hábitos que devem ser inseridos durante a menopausa

1 - Fracione as refeições: Nada de comer somente três vezes ao dia e em grandes volumes, isto vai acarretar ainda mais a deposição de gordura na região abdominal.

2 - Aumente o consumo de água: Um organismo bem hidratado garante as reações químicas necessárias e metabolismo funcionante;

3 - Invista em alimentos ricos em cálcio: Para uma boa mineralização de ossos (evitar a osteopenia/osteoporose), consuma alimentos ricos em cálcio e magnésio como os vegetais verde-escuros (couve, brócolis e espinafre) , leite, derivados, peixes e sementes de gergelim e abóbora.

4 - Evite bebida alcoólica, refrigerantes, cafeína: São bebidas que tomadas junto com as refeições, "sequestram" os minerais (cálcio, magnésio, ferro) do sistema digestivo, impedindo-os de serem absorvidos pelo organismo.

5 - Alimentos ricos em soja: Por serem ricos em fitoestrógenos, substância que melhora os sintomas da menopausa pois equilibra a produção de hormônios femininos no organismo. "Leite de soja, soja refogada, bolinhos de soja assados, são boas fontes protéicas e de fitoestrógenos. Porém, deve ser avaliado seu consumo pelo nutricionista antes de ser introduzida na rotina alimentar", ressalta a nutricionista.

6 - Aumente o consumo de antioxidantes na alimentação: Como o ácido ascórbico (vitamina C) como acerola, laranja, kiwi, pimentão, limão. Vitamina E presente nas castanhas, nozes, óleos vegetais como o de coco e azeite. Betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, tomate);

7 - Consuma 2 pires de vegetais crus ao dia: São grandes fontes de vitaminas, minerais e principalmente fibras, que regulam o intestino (sementes de linhaça, farelo de centeio, trigo integral, cevada);

8 - Chá de folhas de amora: Conhecida como reguladora de hormônios, atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores como os fogachos. Indicado para tomar 250ml, três vezes ao dia.

9 - Restrinja o sal, açúcares e gorduras: Sódio em excesso aumenta inchaço corporal e pressão arterial. Açúcares são agressivos ao pâncreas, evite todos eles, coma os alimentos de forma natural, sem adoçar. Frituras aumentam o colesterol ruim (LDL) e Triglicerídeos no organismo.

* A Dra. Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri

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