Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Melhore a imunidade: conheça 5 alimentos ricos em vitamina A
Guia Culinário 22/06/2015

Melhore a imunidade: conheça 5 alimentos ricos em vitamina A

Na busca por imunidade através da alimentação, ovo, leite, fígado são alguns dos alimentos recomendados, pois são fontes de vitamina A. Mas para quem segue dieta vegetariana, a vitamina também pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal como a cenoura e a abóbora. As vitaminas, na verdade, são componentes que o organismo não tem capacidade de produzir, ou as produzem em uma quantidade muito pequena para ser eficiente. Por isso, uma alimentação balanceada e variada, que consiga inserir todos os tipos de alimentos será de extrema importância para o equilíbrio do corpo, já que as vitaminas são substâncias essenciais para o desenvolvimento e para a regulação do organismo.

“A vitamina A é essencial para a visão e formação do sistema imunológico”, ressalta a nutricionista Mabelle Vicente. Os dentes, os ossos e os cabelos também conseguem se manter saudáveis graças a Vitamina A, que também é conhecida como retinol. O álcool e as fibras em grandes quantidades, por exemplo, podem interferir na absorção desta vitamina. Usar o zinco como aliado pode ser uma solução já que esse mineral é essencial para o transporte da vitamina A através dos vasos sanguíneos.

A vitamina A também tem ação antioxidante, o que previne a ação dos radicais livres no organismo – incluindo o envelhecimento precoce. Algumas pesquisas ainda sugerem que, por conta dessa potente ação antioxidante, essa vitamina é capaz de mudar células cancerígenas e de prevenir que células saudáveis se tornem cancerígenas. Essa eficiência, porém, ainda não foi comprovada em casos de prevenção de câncer.

Conheça 5 alimentos ricos em vitamina A

Leite e derivados: conhecido por ser uma importante fonte de cálcio, o leite – e por consequência seus derivados – possui vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Minerais são o que não faltam nesse produto animal. O fósforo, o potássio e o zinco são só alguns presentes nele.

Gema de ovo: assim como as carnes, o ovo é uma boa fonte de proteínas e aminoácidos, podendo ser usado em uma alimentação balanceada para conseguir massa muscular. Outras vitaminas, como as do complexo B, a D e a E, também são fornecidas pela gema, assim como minerais.

Cenoura: além do retinol, a cenoura é fonte de vitaminas B, C e K. O potássio, o magnésio, o sódio e o cálcio estão também sendo fornecidos por esse vegetal. Dentre os benefícios que a cenoura traz para a saúde estão: regulação da pressão arterial, facilita a digestão e prevenção do câncer de cólon.

Abóbora: de extrema versatilidade, a abóbora é uma ótima opção de alimento para fornecer energia para o organismo. As fibras alimentares, aliadas da digestão, também estão presentes em grandes quantidades nesse vegetal.

Folhas verde-escura: essas hortaliças são fontes de magnésio, mineral essencial para diversas funções do organismo como a contração muscular e a produção de energia. Ele ainda ajuda a manter o sistema nervoso saudável, além de auxiliar na absorção de outros nutrientes.