Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Melancia: A refrescante fruta que hidrata o corpo de forma saudável e nutritiva!
Guia Culinário 26/08/2016

Melancia: A refrescante fruta que hidrata o corpo de forma saudável e nutritiva!

Se hidratar o corpo é essencial para a vida, por que não tornar esse hábito em um momento de saboroso prazer? Além da própria água, alguns alimentos são importantes fontes líquidas e ainda possuem nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esse é o caso da melancia, suculenta e refrescante, a fruta é uma excelente alternativa para a nossa hidratação. Veja os seus benefícios!

Uma das frutas mais requisitadas na alimentação dos brasileiros, a melancia, além de muita água, possui grande concentração de vitaminas e minerais essenciais, que fortalecem e regulam o organismo. Toda essa rica composição equilibra a temperatura corporal, beneficia o bom funcionamento do intestino e diminuem os riscos de doenças respiratórias, facilitando o transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea. “A melancia é rica em vitamina C e licopeno, que são antioxidantes que aumentam a imunidade, evita o aparecimento de certos tipos de câncer e protegem a pele contra danos externos. Por conter sais minerais, como, por exemplo, o potássio e o sódio, a fruta auxilia o corpo a recuperar os eletrólitos perdidos pelo suor”, explica a nutricionista Carolina Xavier.

Bom para o coração: Com uma grandeza nutricional incrível, a melancia também se destaca pelas baixas quantidades de calorias e gorduras, que acabam por favorecer ainda aqueles que precisam equilibrar os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por conta de toda essa leveza, o alimento é um ótimo alido das dietas de emagrecimento.

Suco de melancia hidrata e fornece energia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, a recomendação diária de líquidos para um adulto saudável é de cerca de 2L/dia, podendo ser ingeridos através de sucos, frutas e pura. Para isso, uma ótima e saudável opção para se hidratar e se refrescar nos dias mais secos é o suco de melancia. Livre de gorduras, colesterol e fonte de vitaminas A e C, essa bebida é um poderoso antioxidante que previne contra as ações dos radicais livres, reforça o sistema imunológico e ajuda a prevenir as doenças cardíacas. Além disso, a melancia também é fonte de vitaminas B1 e B6, que estão diretamente associadas à produção de energia para o nosso corpo, tornando o líquido um combustível para a realização das nossas atividades diárias.

O consumo da fruta também previne as doenças renais

Fonte de potássio, a melancia também se torna essencial para desintoxicar os rins, prevenindo a formação de cálculos e favorecendo o bom funcionamento do órgão, já que a fruta possui um alto teor de água e seus componentes ajudam a manter o nível indicado do líquido no organismo, como explica a nutricionista: “Por ter ação diurética favorece a prevenção de cálculos renais pois ajuda a melhorar o funcionamento dos rins e controle da pressão arterial”, finaliza a profissional.