Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Massas instantâneas integrais: Fontes de fibras para sua alimentação saudável!
Guia Culinário 06/12/2016

Massas instantâneas integrais: Fontes de fibras para sua alimentação saudável!

Quando bate aquela fome, uma das mais práticas e saborosas soluções é o macarrão instantâneo. Já faz algum tempo que esse tipo de produto virou tradição alimentar no país e, por isso, ganha a cada dia novas versões e composições. Essa é a proposta das massas instantâneas integrais que também já estão com seus lugares garantidos nas cozinhas dos brasileiros. Ricas em fibras e com ingredientes 100% integrais, elas se encaixam perfeitamente nos conceitos de alimentação saudável para o nosso dia a dia.

As massas instantâneas integrais chegaram para unir sabor, nutrição e praticidade, afinal, ter um prato pronto e saudável em apenas 3 minutos é surpreendente. Preparadas com ingredientes naturais, sem condimentos artificiais que podem afetar a nossa saúde, essa novidade gastronômica facilita a vida de muita gente que vive na correria. Segundo a nutricionista Daniella Chein, as massas instantâneas integrais possuem baixo índice glicêmico, são ricas em fibras alimentares e agregam outros benefícios para o nosso organismo:

“Os benefícios de consumir massas integrais são gigantescos, já que a massa é feita do trigo integral moído enquanto a normal é à base de farinha de trigo refinada; o integral tem fibras na massa e o organismo tem mais tempo de absorver todos os nutrientes. Outro benefício é o aumento da saciedade, pois demora mais para ser absorvido. A inclusão das massas integrais na alimentação diária pode diminuir as chances de desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer, e problemas cardíacos”, explica a profissional.

A importância das fibras em uma alimentação saudável

Por serem preparadas com o trigo integral, as massas instantâneas integrais conservam todos os nutrientes do alimento, incluindo as fibras alimentares, substâncias de extrema importância para o nosso bem-estar. Elas são responsáveis por controlar os níveis de colesterol no sangue, o que diminui o risco das doenças cardiovasculares, tais como o AVC, derrame e outras complicações.

Além disso, as fibras colaboram na melhor sensação de saciedade após o consumo, diminuindo o consumo excessivo de alimentos e aumentando o tempo da fome, podendo, assim, também contribuir com um emagrecimento saudável. Outro grande destaque para os benefícios que as fibras alimentarem podem proporcionar é um intestino saudável, pois elas previnem a prisão de ventre. Vale ressaltar que, para o consumo de fibras é de suma importância a ingestão de água, para que não haja a constipação intestinal.

Qual é o melhor horário para consumir massas?

Segundo a nutricionista Daniella Chein, as massas instantâneas integrais fornecem bons níveis de energia para o nosso dia, por isso, consumi-las no almoço é o ideal, já que poderemos utilizar essa energia para as atividades ao longo do dia.

Lembrando sempre que é preciso ter equilíbrio no consumo, por isso, mesmo que as massas integrais estejam na lista de alimentos saudáveis e indicados para uma boa alimentação, é importante investir em outros produtos, até para incluir novos nutrientes e substâncias e não sobrecarregar o organismo.