Massa saudável: Nhoque de batata doce com espinafre e peito de peru

Informações

Preparo: 60 minutos

Dificuldade: média

Porções: 4 porções

Que tal um delicioso prato de nhoque para começar bem a semana? A nossa sugestão é, além de muito saborosa, uma alternativa saudável para quem não abre mão de comer uma boa massa. Feito com batata doce, esse tipo saudável de nhoque é uma versão fitness do tradicional prato italiano e pode ser degustado sem culpa nas principais refeições do dia a dia. Entenda as vantagens nutricionais dessa delícia e saiba como prepara-la em sua casa!

Preparado com a batata doce roxa no lugar da batata inglesa, o nhoque passa a ser uma fonte importante de energia para o nosso corpo, já que esse tubérculo é rico em carboidratos complexos que não elevam as taxas glicêmicas no organismo. Além disso, seus valores nutricionais incluem o ácido graxo ômega 3, responsável por prevenir doenças cardiovasculares e ativar as principais funções cerebrais (memória, concentração e raciocínio).

O nhoque de batata doce tem mais fibras alimentares

A batata doce faz com que a massa do nhoque seja ainda mais rica em fibras alimentares. Isso proporciona maior sensação de saciedade ao organismo e contribui com o emagrecimento natural do corpo. Para dar liga à massa, a receita é composta com o saboroso queijo minas, a ricota e a farinha de trigo integral, todos ingredientes leves, sem muitas calorias e bem nutritivos. Por exemplo, o queijo branco e a ricota são ricos em cálcio, um mineral fundamental para o desenvolvimento dos ossos e músculos. Já a farinha integral, também traz uma ótima concentração de fibras que ajudam o sistema digestivo.

Mais nutrientes - Outro destaque da batata doce é a presença das vitaminas A e dos complexos B, C, E e K, substâncias que atuam em prol da saúde dos olhos e da pele, fortalecem o sistema imunológico, previnem alguns tipos de câncer, combatem a diabetes e ainda facilitam o trânsito intestinal.

Nhoque saudável: Espinafre e peito de peru dão mais sabor à massa

Fugindo dos tradicionais molhos à bolonhesa ou branco, que geralmente compõem os nhoques e não são tão indicados para a alimentação equilibrada, nossa versão fit inova e traz a combinação "espinafre e o peito de peru light".

O espinafre é rico em minerais como ferro, cálcio e fósforo que atuam no combate à anemia, melhoram o funcionamento do cérebro e ajudam a equilibrar importantes hormônios no organismo. Enquanto isso, o peito de peru light é um tipo de carne magra, que ajuda a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, além de fortalecer a musculatura.

Essa receita precisa de uma atenção maior para ser feita. Leia atentamente o modo de preparo

Se você não tem tanta aptidão e costume de cozinhar, é preciso ter um pouco mais de cuidado na hora de preparar essa receita, no entanto, fique tranquilo, qualquer um pode fazer. É só ler atentamente as orientações, separar os ingredientes necessários e seguir certinho a cada etapa de preparo, que logo você terá à disposição um prato farto, maravilhoso e saudável, para servir toda a família. Confira!

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas na água com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e ainda quente, passe no espremedor. Coloque em uma tigela, espere esfriar e misture a ricota, o queijo, e a farinha de trigo integral aos poucos para dar ponto. Enrole a massa, corte os nhoques e cozinhe na água fervente com um pouco de sal por aproximadamente 2 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure o alho e acrescente o espinafre descongelado, o peito de peru e o queijo cottage. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Em frigideira antiaderente aqueça um fio de azeite e doure os nhoques. Acrescente o espinafre e sirva salpicado com a mussarela ralada.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 595Kcal 30
Carboidrato 70g 23
Proteína 37g 49
Gorduras totais 18g 33
Gorduras saturadas 7g 32
Sódio 632mg 26
Colesterol 63g 21
Fibra alimentar 5g 20
Vitamina A 974mcg 162
Vitamina D 0,4mcg 8
Vitamina C 0mg 0
Cálcio 371mg 37
Ferro 6mg 43

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em proteínas, Vitamina A

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