Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Manter a forma: Aprenda duas saladas deliciosas para fazer no inverno
Guia Culinário 27/07/2015

Manter a forma: Aprenda duas saladas deliciosas para fazer no inverno

Com o inverno aí para esfriar os dias e aumentar nossa vontade de comer, é comum que as pessoas passem a deixar as saladinhas de lado para começar a comer pratos mais pesados e gordurosos. Mas, mesmo que aquele chocolate quente ou fondue sejam irresistíveis, é importante não deixar que a sua dieta seja comprometida. Uma alimentação equilibrada unida à prática regular de exercícios e, claro, momentos de relaxamento, é a solução para manter a vida mais saudável e tranquila.

Por isso, a nutricionista Juliana Saldanha, do site jsnutricionista.com , nos traz dicas de saladas deliciosas para o seu dia a dia durante a estação mais fria do ano. Além de práticas e saborosas, elas ainda fornecem diversos nutrientes para o organismo. Não deixe de experimentar!

Descubra duas receitas ótimas para o inverno!

Salada de folhas, laranja e amêndoa com ovo poché: Essa receita é rica em cálcio, contendo 230 mg em uma porção. O adequado aporte de cálcio na dieta garante a saúde dos ossos e dentes. Além disso, essa receita dá apenas 305kcal por porção!

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

250 g de folhas (agrião, alface, almeirão, radicchio);
2 laranjas médias (gomos);
5 ramos (folhas) de salsinha picada;
4 folhas de cebolinha verde picada;
1 colher de sopa de suco de limão;
1 colher de sopa mel;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 xícara de chá de ricota;
2 colheres de sopa de amêndoa torrada e laminada;
4 unidades de ovo poché;
Sal a gosto

Modo de preparo: Arrume em uma saladeira ou em pratos as folhas (agrião, alface, almeirão, radicchio), os gomos de laranja e salpique a salsinha e a cebolinha verde. Reserve. Bata no liquidificador o suco de limão com o mel, o azeite de oliva, a ricota e o sal. Regue a salada, distribua as amêndoas e por cima arrume os ovos. Salpique com um pouco mais de sal. Sirva em seguida.

Caponata light: A berinjela é rica em fibras, vitaminas e minerais, sendo extremamente saudável para todo o organismo, tornando assim essa receita ótima para a saúde e para o paladar. Além disso, ela fornece apenas 165kcal por porção!

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

2 berinjelas médias com casca em cubos;
2 abobrinhas médias com casca em cubos;
3 colheres de sopa de azeite;
1 unidade de cebola picada;
4 dentes de alho amassado;
1 unidade pimentão vermelho picado;
30 g de azeitonas pretas picadas;
30 g de uvas-passas sem sementes;
Orégano a gosto;
Salsa picada a gosto;
2 colheres de sopa de vinagre;
2 unidades de pão francês em rodelas;

Modo de preparo: Refogue a berinjela e a abobrinha por 10 minutos em 1 colher de sopa de azeite. Junte a cebola, o alho e o pimentão e deixe mais 5 minutos. Adicione a azeitona, a uva-passa, o orégano, a salsa e o vinagre e retire do fogo. Misture o restante do azeite e o sal e coloque em um recipiente com tampa e leve à geladeira depois de frio. Deixe por pelo menos 6 horas e depois sirva com o pão.