Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mamão no café da manhã: Por que essa fruta é tão benéfica para se comer de dia?
Guia Culinário 18/10/2017

Mamão no café da manhã: Por que essa fruta é tão benéfica para se comer de dia?

Quem gosta e não abre mão de tomar um café da manhã reforçado no dia a dia sabe que o mamão é um daqueles ingredientes fundamentais para deixar essa refeição completa. A fruta, além de suculenta e saborosa, é rica em nutrientes que ajudam o organismo a trabalhar de forma correta e equilibrada, suprindo as horas em que ficamos em jejum. Entenda as principais razões que fazem do mamão um companheiro perfeito para você começar bem o seu dia.

Por ser fonte de fibras alimentares, o consumo regular de mamão está associado ao bom fluxo do trânsito intestinal, que proporciona uma melhor digestão, saciedade e ainda pode ajudar em dietas de emagrecimento. Por causa disso, segundo a nutricionista Luciana Novaes, essa fruta é tão indicada para ser consumida de manhã, quando o organismo está limpo e precisa repor esses nutrientes ao longo do dia.

“O mamão é uma fruta rica em fibras, betacaroteno (precursor de vitamina A), folato e potássio. Essa combinação de nutrientes contribui para ajudar no funcionamento do intestino, controlar o colesterol e o açúcar no sangue, regular a pressão arterial e trazer benefícios na contração muscular”, ressalta a nutricionista.

Como consumir o mamão no café da manhã? Veja como aproveitar essa fruta na primeira refeição do dia

1 – Natural: Luciana Novaes explica que a fruta fresca será sempre a melhor maneira de ser consumida, pois assim garante a ingestão maior de vitaminas e minerais presentes no alimento. A vitamina C, por exemplo, encontrada em alta quantidade na fruta, ingerida pela manhã, ajuda a reforçar o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de gripes, resfriados e outras complicações.

2 – Sucos: Que tal procurar combinações perfeitas que potencializem os benefícios do mamão? A nutricionista indica bater a fruta no liquidificador com morangos ou laranjas, duas frutas cítricas que enriquecem a preparação, aumentando o teor de vitamina C na bebida. Esse complexo vitamínico também possui propriedades antioxidantes que combatem as ações dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce das células do organismo.

3 – Vitaminas: Para quem adora beber leite no café da manhã, o mamão também pode compor uma poderosa vitamina matinal. “Batida com leite e banana, o mamão também se transforma em uma vitamina pronta para dar energia para começar o dia e ótima para praticantes de atividades físicas”, indica a nutricionista.

4 – Combinado com cereais: Ao consumir a fruta fresca, você pode inovar o seu café da manhã e incluir alguns cereais como a aveia e a granola, que trazem mais energia e aumentam a saciedade até uma próxima refeição. Outra opção também é salpicar uma colher de chia. Essa semente tem efeito desintoxicante no organismo, reduz a gordura corporal, auxiliando assim na perda de peso saudável.

Mamão em outras horas do dia: a fruta pode complementar as principais refeições

Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar. “O mamão pode entrar em saladas, junto com alface, rabanete, tomate, por exemplo, dando um frescor à preparação”, indica.

Outra boa maneira de inserir a mamão no seu dia, é torná-lo uma deliciosa sobremesa. Se você é uma daquelas pessoas que não resistem a um docinho após o almoço, essa fruta pode ser consumida picada ou batida em forma de creme com gotas de limão. Fica uma delícia!

Recomendações de consumo: o mamão é saudável, mas deve ser ingerido com moderação

Como qualquer fruta, o consumo em excesso pode elevar muito o nível de frutose e, com isso, contribuir para o ganho de peso. O mamão em excesso também tem efeitos laxativos, o que leva a perda de minerais importantes no corpo, além de desidratação. Pessoas com alergia a papaína, uma substância presente na fruta, também podem desencadear reações após ingestão. “Se não for alérgico, comendo com moderação, o mamão trará diversos benefícios para a saúde”, finaliza a nutricionista.