Mais saúde! Conheça 10 vegetais que ajudam a combater os riscos de doenças

Se os remédios curam, os alimentos previnem. Quando seguimos regularmente os preceitos de uma alimentação saudável, a utilização de cosméticos torna-se apenas um complemento importante, mas não um fator determinante para os tratamentos. E, em relação à medicina natural, os grupos dos vegetais podem ser considerados uma verdadeira "farmácia gastronômica" para a nossa vida!

Os vegetais possuem quantidades contempláveis de vitaminas, minerais e fibras alimentares que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Consumí-los de forma regular na alimentação, pode ajudar a combater os mais diversos tipos de doenças. A nutricionista Paola Lisboa explica:

"Para os vegetais não tem mistério, quanto maior quantidade no prato mais saudável você vai estar. Acrescente uma boa fonte de proteína, como um ovo ou até mesmo um peixe, a sua preparação e você estará longe dos remédios e hospitais! O ideal é consumir de 3 a 5 porções de vegetais todos os dias. Uma alimentação saudável com esses alimentos reduz em cerca de 25% chance de qualquer doença", reforça a profissional.

Veja os mais poderosos vegetais para a nossa alimentação

Brócolis: Um dos vegetais mais nutritivos, é extremamente rico em vitamina C e fibras alimentares,prevenindo a ação dos radicais livres. "Número um na minha lista de preferência, o brócolis tem muitas qualidades, rico em flavonoides, afasta doenças respiratórias, cardíacas, ajuda a melhorar o sistema imunológico além de fazer fotoproteção contra raios ultravioletas do tipo B. Uma boa dica é comer uma porção de brócolis antes de ir para praia, mas isso não quer dizer que você não deve usar o protetor solar!", destaca a Dra. Paola.

Couve: Um dos membros da família dos vegetais verdes escuros, a couve é uma excelente fonte de vitaminas como A, B1, B2, B3, B5, C e K. Nutritivo e de fácil digestão, o vegetal tem poder anti-inflamatório, ajuda no controle do colesterol, trabalha na desintoxicação do corpo e auxilia na redução da pressão arterial.

Quiabo: Uma boa fonte de vitaminas e minerais para o corpo, podemos destacar a quantidade considerável de potássio em sua composição, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e as artérias, diminuindo a pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, o vegetal ajuda a melhorar a saúde digestiva, a visão e auxilia na saúde da pele.

Abobrinha: Aliada à dieta, o vegetal é rico em fibras, beneficia o trânsito intestinal e auxilia no controle do colesterol. Rica em vitaminas A e C, a abobrinha tem poder anti-inflamatório e antioxidante, fortalencendo também o sistema imunológico. Também é rica em magnésio, um mineral que reduzir os riscos de ataque cardíacos e derrames.

Couve-flor: Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, é um vegetal versátil com alto poder antioxidante. Entre os seus benefícios podemos destacar o alívio da indigestão, o auxílio na manutenção dos ossos, equilíbrio nos níveis de colesterol e baixos níveis de gordura.

Cenoura: Com poderosa ação antioxidante e anticancerígena, graças a presença do betacaroteno em sua composição, o vegetal é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Também é fonte de fibras solúveis e vitaminas A, B2, B3 e C, fortalecendo o sistema imunológico, combatendo as infecções e ajudando no controle do colesterol.

Beterraba: Rica em zinco, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B, a beterraba é responsável pelo combate da anemia e por manter a saúde dos músculos e dos ossos em dia. Além disso, é fonte de fibras, ajudando no bem-estar do coração.

Alcachofra: Incluída no grupo A dos vegetais, ela tem muitos benéficos à saúde, ajuda a afasta a anemia, doenças do fígado, aterosclerose, diabetes, reumatismo, pneumonia entre muitas outras doenças.

Rabanete: Apesar de não ser muito consumido esse vegetal tem lá seus encantos. Com poucas calorias entre seus benéficos, ele também ajuda a controlar a saciedade e auxilia no tratamento de doenças urinárias, funcionamentos do intestinos, problemas respiratórios e equilibra a pressão arterial.

Jiló: Não está na lista dos vegetais mais queridos e saborosos, mas o jiló tem o seu valor numa alimentação saudável. "Protege as artérias, a saúde bucal, auxilia na perda de peso, e ainda combate a anemia. Quem torcia o nariz pro vegetal, vai querer incluir na alimentação a partir de agora", finaliza a nutricionista.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em cálcio, Vegetais, Alimentos orgânicos, Legumes, Complexo B

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