Mais energia! Conheça os suplementos naturais que dão mais ânimo no dia a dia

Você sabe como podemos auxiliar uma boa alimentação? Com mais alimentos! Muitas pessoas, mesmo mantendo hábitos alimentares saudáveis, recorrem a produtos, remédios e cápsulas, para suprir a falta de energia gerado pelo dia a dia, quando, na própria dieta, está a chave para não deixar o ânimo cair. Os "suplementos naturais" são, além de funcionais, deliciosos e práticos para dar mais força à correria cotidiana!

Os suplementos, segundo a "Dietary Supplement Health and Education Act" (DSHEA), são um complemento da nossa alimentação que contém um ou mais ingredientes dietéticos, tais como vitaminas, minerais, aminoácidos, etc. Os mais indicados para dar energia extra para os dias de mais agitação são: cafeína, guaraná, erva-mate, noz-cola, chá verde, ginseng, capsaicina e laranja amarga. A nutricionista Daniella Chein explica:

"A cafeína é quem provoca maior ação, e pode avivar o foco mental e ajudar a evitar a exaustão. Para isso, em vez de beber um suplemento, que também trará compostos químicos, o mais indicado poderá ser apenas beber um chá verde. O chá verde supre o organismo com a teofilina, sendo também antioxidante. Este chá pode ter efeito único na ativação das energias mental e física. Já o giseng tem efeito leve, ainda assim o mais aconselhável é que seja consumido em forma de tônico. A capsaicina, componente da pimenta que é a responsável por torná-la quente, também impulsiona o sistema metabólico, provocando aumento brando de energia. A casca da laranja amarga é outro eficiente estimulante natural, basta beber um chá para recompor-se fisicamente".

Vitamina B também dá mais ânimo e disposição!

Outros nutrientes interessantes para dar uma turbinada na energia são as vitaminas do complexo B. "As vitaminas do complexo B são fundamentais para o metabolismo dos carboidratos. O crescimento muscular se deve a vitamina B1, que está presente na formação da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte do oxigênio até os músculos. A B2 produz energia e metaboliza as proteínas, estando diretamente ligada ao ganho de massa muscular. A B3 também está ligada à produção de energia, a B6 à metabolização dos carboidratos e a B12 à transmissão dos comandos do cérebro aos músculos", esclarece a especialista.

Tendo tudo isso em mente, é sempre recomendado ter orientação de um profissional qualificado, ele irá avaliar suas necessidades particulares. E lembre-se: cuidados com a hidratação e alimentação na hora certa são igualmente importantes para mantermos a disposição para o dia a dia!

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Alimentos orgânicos, Carboidratos, Complexo B

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