Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Linhaça é fonte de nutrientes! Saiba 5 maneiras de incluí-la na sua alimentação
Guia Culinário 03/10/2018

Linhaça é fonte de nutrientes! Saiba 5 maneiras de incluí-la na sua alimentação

A linhaça é indispensável na dieta de quem deseja seguir uma alimentação saudável. O motivo? É que essa semente é rica em vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo – como proteínas, carboidratos, fibras e até ômega 3, um importante aliado para a saúde do coração.

Dentre os seus principais benefícios está o ganho de energia, ação anti-inflamatória, aumento da imunidade e até diminuição dos sintomas da TPM e da menopausa. Assim, com tudo isso, já deu para ver que não dá para deixar a linhaça de fora do cardápio, não é? Então, para te ajudar a pensar em modos de acrescentar a semente na alimentação, preparamos uma lista com 5 opções diferentes.

1. Linhaça com frutas e iogurte é perfeita para o café da manhã

Para já começar o dia com mais energia e nutrientes importantes para o organismo, que tal apostar em um pouco de linhaça logo de manhã? Você pode, por exemplo, preparar uma salada de frutas – ou escolher apenas uma fruta de sua preferência – e adicionar a semente para garantir uma primeira refeição supernutritiva e com um sabor especial.

Além disso, outra boa opção para dar uma variada no cardápio da manhã é misturar a linhaça com um pouco de iogurte.

2. Salada com linhaça é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais

Seja para o almoço ou para o jantar, a salada é uma opção leve e indispensável na dieta de quem segue uma alimentação saudável – afinal, ela conta com uma mistura de ingredientes ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais. Dentre as opções para incrementar o prato, está a linhaça – que basta ser polvilhada por cima dos vegetais antes da refeição ser servida.

Se desejar, você ainda pode adicionar o molho de sua preferência para que a salada fique ainda mais saborosa. O molho de iogurte é uma boa dica para quem quer um prato mais refrescante, enquanto o clássico mostarda e mel é a combinação ideal para aqueles que preferem um toque agridoce.

3. Linhaça torna a vitamina mais nutritiva

Apostar em vitaminas no café da manhã ou no lanche da tarde é sempre uma boa pedida para que o corpo fique mais forte e saudável. Mas você sabia que a bebida pode ficar ainda mais rica em nutrientes e garantir uma maior sensação de saciedade se a linhaça for adicionada à mistura?

Como é preciso consumir as sementes com moderação, reservar uma única colher é suficiente. Depois, na hora do preparo, é só adicionar aos demais ingredientes escolhidos para sua vitamina e bater tudo junto no liquidificador.

4. Linhaça deixa pães e biscoitos caseiros mais crocantes

Se você é do tipo que costuma se arriscar na cozinha, preparando seu próprio pão e até alguns biscoitinhos caseiros, fica a dica: acrescente linhaça às suas receitas! Para fazer isso, é só adicionar de uma a duas colheres de sementes durante o preparo das massas – o que vai garantir um sabor a mais e, ainda, um toque crocante em cada uma delas.

5. Semente de linhaça pode ser usada no preparo do arroz

Quer mais uma opção para consumir a linhaça no almoço ou no jantar? Adicione as sementes na receita do arroz! Para fazer isso, não tem mistério: é só lavar e escorrer o arroz normalmente e acrescentar o ingrediente antes de colocá-lo para cozinhar. Faça a mistura junto com o tempero de sua preferência ou um pouco de cebola para garantir que o prato fique bem saboroso.