Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limonada: Por que ela é tão poderosa para a saúde? Veja 10 benefícios da bebida
Guia Culinário 02/05/2016

Limonada: Por que ela é tão poderosa para a saúde? Veja 10 benefícios da bebida

Do limão faça uma limonada! Muito consumido por nós brasileiros, principalmente nas épocas de temperatura mais quentes, por causa de sua refrescância, o suco de limão é uma poderosa opção alimentar para a nossa saúde, independente do clima. Considerado um superalimento, a fruta carrega um verdadeiro arsenal de nutrientes ao bom funcionamento do organismo. Conheça 10 benefícios de se consumir uma boa limonada no dia a dia!

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, dizer que o limão é um superalimento não é um mero elogio, mas sim um fato. Ele não só adiciona sabor a diversos pratos, como oferece muitos benefícios à saúde. “O suco é rico em antioxidantes, razão pela qual o limão é utilizado no tratamento de diversas doenças”, destaca a profissional, apresentado as razões para consumirmos essa bebida:

10 motivos para consumirmos suco de limão diariamente

1) Evita a propensão de pedras nos rins: Ingerir meia xícara de limonada natural diariamente, proporciona a produção do citrato, um sal que impede a formação das pedras no organismo.

2) Alivia as dores de garganta: Acrescido de mel, o suco ou chá de limão, ameniza os sintomas da dor de garganta. Uma boa sugestão é acrescentar gengibre, que além de desintoxicante, ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

3) Para emagrecer: O limão está entre as frutas que são ricas em pectina, uma fibra natural que controla a glicemia e ajuda a combater a fome.

4) Fornece energia para o corpo: Além de energia, o limão também é um aliado ao bom humor. Consuma 1/2 copo de água morna com limão e perceba a diferença. A fruta ajuda a limpar o estômago, purificar o sangue e proteger o organismo de muitas doenças, beneficiando o funcionamento do organismo.

5) Alivia nas coceiras: A união do suco de limão com o amido de milho pode ser a sua solução para as picadas de inseto, ameniza a coceira e a dor quando passado sobre a pele.

6) Ótimo para digestão: O suco de limão elimina os resíduos e toxinas do corpo. Ele auxilia na produção de bile no fígado, que é um ácido necessário para a digestão. A dica é misturar o suco de limão com a farinha de linhaça, segundo pesquisas, a ingestão dessa mistura 30 minutos antes da refeição, inibe o apetite, devido à presença da pectina, trazendo a sensação de saciedade e promovendo a perda de peso.

7) Atua no combate ao câncer: O limão contém propriedades alcalinizantes e desintoxicantes que evitam a propensão das células cancerígenas.

8) Rico em potássio: Um dos minerais mais importantes para o bem-estar do corpo também é encontrado no limão. Durante todo o dia, perdemos esse mineral, através do suor, por exemplo, e uma boa maneira de repor não é só através da banana, consumir suco de limão pela manhã é uma boa sugestão.

9) Abaixa a febre: O limão contribui para abaixar a temperatura do corpo, segundo pesquisas. Um suco de limão pode ser uma boa pedida!

10) Equilibra o pH do sangue: É uma das frutas mais alcalinizantes, apesar de ácido, ajuda a nivelar o pH, beneficiando o organismo.

Água detox: Tomar a água detox ao longo do dia pode ajudar a expelir as impurezas do organismo e desinchar o corpo. Corte fatias de limão e pepino, acrescente hortelã em uma jarra de água. Deixe na geladeira durante a noite. Experimente!