Lifestyle: os segredos para quem quer ter uma melhor qualidade de vida

Ter qualidade de vida é uma mão de muitas vias: é preciso prestar atenção no que a gente come, além de estar em dia com a saúde física e mental. Mas como se faz isso no meio de tanta correria? Entrevistamos três profissionais que ensinam a conseguir um equilíbrio geral em todos os âmbitos da vida. Confira as dicas e ganhe mais prazer no seu dia a dia!

Os alimentos que ingerimos estão diretamente ligados à nossa qualidade de vida

A relação da alimentação com o bem-estar físico já é bem conhecida. Todo mundo tem uma avó ou mãe que sabe citar uma lista de alimentos que são bons para isso ou para aquilo. Parece que o que comemos é remédio para todos os nossos problemas, então por que não melhorar a alimentação como um todo? Esse é um passo importante para dar início à qualidade de vida que todo mundo procura e, por isso, a nutricionista Paola Lisboa listou algumas dicas importantes na alimentação:

1) Procurar ingerir alimentos que vêm da natureza e, assim, evitar produtos industrializados. Eles são naturais, bem digeridos pelo organismo e por isso causam bem-estar.

2) Abolir ou diminuir o máximo que conseguir de açúcar refinado porque ele traz malefícios para o corpo todo. "O açúcar refinado gera alterações no intestino causando prejuízos na absorção de vitaminas e minerais. Isso leva à fadiga crônica, fraqueza, falta de concentração e dificuldade para ir ao banheiro. Além disso, ele é um dos piores vilões da alimentação porque causa vício e dependência." destacou a Dra. Paola.

3) Introduzir fibras vindas dos vegetais na alimentação como, por exemplo, os produtos integrais e as frutas.

4) Beber água é essencial: nunca deixar de beber água pode ser uma informação repetitiva, mas é que os benefícios da bebida para o organismo são gigantescos. Dentre as vantagens estão a regulação das funções do organismo, a hidratação da pele e dos cabelos, a prevenção dos cálculos renais e o controle da saciedade.

Atenção à saúde mental para ter uma boa qualidade de vida

Ter boa qualidade de vida passa por uma mente sã e estar atento ao bem-estar psicológico não é tão complicado quanto parece. Para obter um o tão sonhado equilíbrio nessa área é necessário criar hábitos bons, relacionamentos saudáveis e ter tempo para o lazer, como explica a psicóloga Roberta Costa: "É importante realizar atividades prazerosas no meio da rotina, praticar atividades físicas e buscar seus hobbies favoritos", diz.

Procurar algo que te faça bem e que distraia a cabeça pode ser a solução para vários problemas. Isso é uma arma para as pessoas que sofrem com o estresse e têm sintomas como medo, ansiedade, preocupação e frustração. Além das atividades, outro segredo para manter a saúde mental é a forma com que lidamos com os problemas e a importância que damos a eles. "Procure resolver os problemas que precisam ser resolvidos e não se aborrecer com problemas pequenos que podem ser ignorados. Uma dica é pensar o quanto esses problemas terão importância daqui a um mês - se a resposta for "nenhuma importância", é melhor deixá-lo para lá, como diria Nietzsche", aconselha a psicóloga.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Bem-estar, Alimentos ricos em fibras, Bebidas, Alimentos orgânicos

Últimas matérias