Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lichia faz bem ao coração! Entenda como essa fruta ajuda a saúde cardiovascular
Guia Culinário 07/03/2017

Lichia faz bem ao coração! Entenda como essa fruta ajuda a saúde cardiovascular

Suculenta, saborosa e altamente benéfica para o nosso coração! A lichia possui propriedades antioxidantes capazes de dar um “up” na nossa saúde cardiovascular tornando-o mais forte e saudável! A fruta tropical possui um quadro nutricional riquíssimo e pode atuar na prevenção de diversas doenças, proporcionando bem-estar geral para o nosso organismo.

Apesar de ter origem chinesa, a lichia é cultivada principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do Brasil (sua maior produção acontece em São Paulo, dono de quase 90% da produção da fruta). Extremamente comum no mês de dezembro, seu período de safra, o consumo da lichia deveria ser uma prática mais constante, já que ao alimento possui pouquíssimas calorias em sua composição, tornando-a uma boa opção para uma dieta saudável, além dos inúmeros nutrientes presentes que ajudam a melhorar a saúde do coração:

“Em média, uma unidade de lichia contém cerca de 6 calorias e seus valores nutricionais médios em 100 gramas do fruto são de 0,8 gramas de proteínas, 0,4 gramas de gorduras, 16,3 gramas de carboidratos, 0,2 g de fibras e 10 mg de cálcio. Ela também é considerada uma ótima fonte de vitamina C, onde seus níveis são comparáveis aos da laranja, do limão, e da carambola. Esta vitamina é conhecida por ter ação antioxidante, fornecer proteção contra doenças cardiovasculares, e auxiliar na manutenção da pele, unhas e cabelos”, explica a nutricionista Sheila Basso.

Mais benefícios – A lichia também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), responsáveis por tornarem o nosso sistema nervoso saudável e combater as ações dos radicais livres, prevenindo as doenças crônicas. Além disso, a fruta é rica em potássio, mineral fundamental para regular a pressão arterial, atuar em prol do metabolismo e tornar o coração saudável.

Suco de lichia: Refrescante e nutritivo

Seja no iogurte, no bolo ou para quem preferir, preparar um delicioso suco da fruta também pode ser uma ótima sugestão para incluir a lichia no seu dia a dia. Em sua forma de suco detox ou natural, a bebida irá acrescer os benefícios de maneira integral para o seu organismo. Confira uma receita simples e saborosa:

– 200ml de água de coco

– 6 unidades de lichia (retire o caroço)

– 2 pedaços pequenos de gengibre

– Folhas de hortelã a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado!

O suco detox de lichia tem como principal função desintoxicar o seu organismo, eliminando as toxinas e ajudar na absorção dos nutrientes necessários para o nosso bem-estar. Dê preferência por tomá-lo de manhã.

A lichia é rica em frutose, o “açúcar da fruta”

Assim como as frutas em geral, a lichia é fonte de frutose, açúcar natural encontrado nesses alimentos. Ainda que seja uma substância saudável, seu consumo em excesso pode acarretar o acúmulo de gordura na região abdominal e ainda sobrecarregar os rins. Vale ressaltar que, para as pessoas que sofrem com problemas intestinais e estomacais, o consumo massivo da frutose é transformado em gordura pelo fígado, podendo causar o entupimento das artérias e provocando o efeito contrário.

“Mesmo sendo uma fruta com altos teores de vitaminas e minerais ela também por ter alto teor de frutose, deve ser consumida com moderação. Recomenda-se ao indivíduo que consome frequentemente, ou que nunca consumiu, procurar orientação profissional, para que não haja nenhuma desventura”, aconselha a profissional.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Produtos relacionados