Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leites semidesnatados: 5 razões para você consumir as versões com menos gorduras
Guia Culinário 26/09/2017

Leites semidesnatados: 5 razões para você consumir as versões com menos gorduras

Equilíbrio e moderação, essas são as duas palavras de ordem quando o assunto é a nossa saúde. Por isso, se tratando de alimentação, existem tipos e versões de produtos que podem ser considerados “meios termos” daquilo que queremos, mas não devemos consumir em excesso. É o caso do leite semidesnatado, uma versão menos gordurosa do que a bebida integral e que, por sua vez, possui mais sabor e propriedades nutricionais se comparado ao leite desnatado.

O leite semidesnatado se destaca por conseguir diminuir consideravelmente a quantidade de gordura da bebida integral, sem alterar a qualidade nutricional desse alimento. Para se ter uma ideia, de acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, em 200 ml da bebida semidesnatada, ela contém 6 g de proteínas, 3,1g de gorduras e 90 Kcal, enquanto a versão integral possui, nas mesmas proporções, as mesmas 6 g de proteínas, só que 6,4 g de gorduras e 120 Kcal.

“O metabolismo do leite semidesnatado é mais fácil e rápido de absorção em relação ao leite integral. Além disso, é uma excelente fonte proteica para quem busca o emagrecimento, sem alterar a concentração de cálcio da bebida”, ressalta a nutricionista.

Quais são os benefícios do leite semidesnatado para a saúde?

1º – É uma boa fonte de proteínas: Substâncias fundamentais para todas as estruturas do organismo, o leite semidesnatado também é rico em proteínas, sendo um alimento que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora os mecanismos de defesa e ajuda na formação e no desenvolvimento da musculatura.

2º – Não altera a ingestão de cálcio: Para quem pensa que o leite desnatado, por conter menos gorduras, também possui menos nutrientes, está enganado. A quantidade de cálcio, por exemplo, é a mesma em todos os tipos de leite de origem animal. O mineral é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos, prevenindo, por exemplo, doenças como a osteoporose.

3º – Contribui para um emagrecimento saudável: Para quem deseja diminuir a quantidade de gorduras ingeridas no dia a dia, a troca do leite integral pelo leite semidesnatado contribui para a diminuição das medidas. Uma vez que, além de conter metade da quantidade de gorduras, o semidesnatado também é menos calórico e estimula as reações metabólicas no organismo.

4º – Não altera o sabor das receitas: Por ter gordura em sua composição, ele também se encaixa perfeitamente na culinária, para dar “liga” e consistência aos alimentos, sem alterar as características de sabor das receitas originais. Ele é ótimo para o preparo de molhos, bolos, tortas e pães, por exemplo.

5° – É rico em vitamina A: Conhecida por conseguir melhorar a nossa visão, essa substância também beneficia a saúde da pele – diminuindo o desenvolvimento da acne – e também contribui para a diminuição dos níveis de colesterol no organismo.

Alérgicos à lactose precisam ficar atentos ao consumo de leite

Segundo Cristiane Coronel, as únicas restrições são para pessoas intolerantes à lactose: “Bem como o leite, essas pessoas com alergia à proteína do leite, não podem consumir laticínios. E aos intolerantes à lactose, que por sua vez, devem tomar cuidado com o açúcar natural do leite”, finaliza a nutricionista.