Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de búfala é muito nutritivo! Veja motivos para passar a consumi-lo
Guia Culinário 17/10/2018

Leite de búfala é muito nutritivo! Veja motivos para passar a consumi-lo

Você já ouviu falar no leite de búfala? Alternativa ao tradicional leite de vaca, ele aparece como uma ótima opção para a dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes. No entanto, como os dois são de origem animal, fica a dúvida sobre o que o torna mais indicado que o primeiro – e quando essa substituição no cardápio é ainda mais necessária.

Pensando nisso, para esclarecer essas e outras questões sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Leite de búfala é mais proteico que o de vaca

O leite da vaca aparece como a opção mais comum para ser consumido puro ou em receitas em geral. No entanto, o que muita gente não sabe é que existe uma alternativa mais nutritiva: o leite de búfala. Mas o que o torna superior à versão mais utilizada por aqui?

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, um dos principais fatores é que ele tem muito mais nutrientes. “O leite de búfala possui 10% a mais de concentrados proteicos e o dobro de cálcio por porção. Além disso, a quantidade de minerais como potássio, magnésio, ferro e vitamina A e C também é maior”, explica.

Maior concentração de gorduras faz com que o leite deva ser consumido com moderação

Apesar de todos os benefícios apontados, o leite de búfala tem a desvantagem de ser mais calórico que o da vaca por ter o dobro da concentração de gorduras. Por isso, para evitar o aumento do peso e outros problemas relacionados ao excesso dessa substância, é importante que seu consumo seja feito com moderação – assim como o de outros alimentos que também sejam ricos em gorduras saturadas.

No entanto, a nutricionista não deixa de ressaltar que essa característica pode ser extremamente benéfica para alguns grupos. “Crianças acima de 2 anos, jovens e adultos que estão em baixo peso possuem perfil para introduzir o leite de búfala pela sua concentração nutricional e, principalmente, pelo seu valor calórico maior. Mas, mesmo assim, é importante ter cuidado com o excesso do consumo de gorduras”, alerta.

Leite de búfala tem lactose, e por isso não é alternativa para intolerantes

Por se tratar de uma opção diferente, muita gente pensa que o leite de búfala é liberado para intolerantes à lactose. Mas isso não é verdade – já que, assim como o leite da vaca, ele também conta com essa substância em sua composição. “Os intolerantes à lactose devem tomar cuidado da mesma forma, ingerindo laticínios sem lactose ou, ainda, suspendendo-os e trocando por outros alimentos de concentração nutricional semelhante”, esclarece a nutricionista.

Sendo assim, para quem sofre com esse problema, os leites vegetais aparecem como a melhor opção – como é o caso do leite de coco, de aveia, de amêndoas, de soja e de arroz.

Como adicionar o leite de búfala na dieta?

Além de poder ser consumido puro – como bebida no café da manhã ou no lanche da tarde -, Cristiane esclarece que o leite de búfala também pode marcar presença em qualquer outra receita em que o leite de vaca apareceria. Para quem quer saber como adicioná-lo na dieta, ela dá algumas opções: “podem ser feitas vitaminas de frutas, por exemplo. Derivados como requeijão, queijos e iogurtes também podem ser feitos com ele”, finaliza.