Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de aveia é ideal para celíacos. Conheça mais benefícios!
Guia Culinário 30/07/2015

Leite de aveia é ideal para celíacos. Conheça mais benefícios!

A união iogurte e aveia é umas das mais apreciadas no mundo, afinal, além de muito saborosa é altamente nutritiva. Contudo, o valor desse cereal na alimentação saudável pode ser ainda maior quando usado em outras formas e receitas. Uma dessas maneiras é através do leite de aveia, perfeito para quem segue dietas veganas, aos intolerantes à lactose e, acredite, celíacos – pessoas que não podem consumir glúten.

Pois é, deve parecer estranho ouvir que a aveia não tem glúten quando, na verdade, muitos rótulos mostram o contrário. Na verdade, a aveia não é fonte de glúten, mas como, na maioria das vezes, o seu cultivo é feito em solos que já tiveram contado com cereais ricos nessa proteína, ela acaba sendo contaminada. Por isso, é importante ter certeza de que a aveia não tenha entrado em contado com nenhum desses outros cereais, como trigo e a cevada, em nenhuma fase do seu processamento.

Leite ou bebida? Como chamar?

Apesar de ser comumente chamado de leite, o nome correto da iguaria é “bebida de aveia”, pois, apesar de ser usado como substituto da bebida láctea, ele não tem origem animal. O alimento, porém, não tem os mesmos nutrientes que um leite normal. O leite integral, por exemplo, é muito relacionado ao cálcio, enquanto os leites vegetais geralmente não são fontes desse mineral “a menos que sejam enriquecidos com o mineral pela indústria”, como explica a nutricionista funcional Dafne Oliveira.

Benefícios nutricionais e modo de fazer

Contudo, o leite de aveia é rico em carboidrato. Muito conhecida como vilão da dieta, a substância, no entanto, consumida de maneira equilibrada, é um ótimo energético para o organismo, deixando o corpo mais disposto para seguir com as atividades do dia a dia. Outro benefício é que, como esses carboidratos são de absorção lenta, podem ajudar a controlar a diabetes. E, além disso, ele é pobre em gorduras – algo que pode ajudar na hora de perder uns quilinhos extras.

A aveia é um alimento que é muito relacionado à sua quantidade de fibras, por isso, por mais que parte dessas fibras se percam depois de coar, algumas ainda se mantém. Por isso, o leite de aveia ainda pode ser relacionado ao consumo desses nutrientes, sendo um ótimo alimento para aliviar a prisão de ventre e facilitar a digestão.

O preparo também não é difícil. Basta colocar 2 xícaras de aveia para cada três de água, deixando de molho por uma hora antes de bater tudo no liquidificador. Depois de coar, o ideal é deixar na geladeira por no máximo três dias, consumindo a bebida nesse tempo.