Legumes picantes com massa integral ao alho e azeite

Fácil
40 minutos
4 porções
Legumes picantes com massa integral ao alho e azeite

Outubro é o mês dos legumes! E, para iniciar bem a chegada dessa época, caracterizada pelos dias amenos e coloridos da primavera, a nossa sugestão de receita para essa semana tem tudo a ver com a bela estação do ano: os legumes picantes com massa integral ao alho e azeite é a união perfeita entre cores, sabores e nutrientes para a sua alimentação. Descubra os benefícios desse prato e veja como é fácil a sua forma de preparo!

Com um baixo nível de gordura, sem colesterol e rico em minerais importantes para o nosso bem-estar, os legumes possuem uma grande atuação na nossa alimentação saudável. Eles fornecem nutrientes que auxiliam em um melhor funcionamento do nosso organismo, além de serem poderosas fontes de proteínas. A abobrinha e o tomate, por exemplo, que estão inclusos na nossa receita, são boas fontes de antioxidantes, fibras, licopeno e betacaroteno, que agem em função do nosso sistema imunológico, fornecem vitamina A, ajudam a combater o colesterol, regulam a pressão arterial, possuem ações anti-inflamatórias e fazem bem à saúde do coração.

Massa integral é mais saudável e nutritiva

Ao optar pelas massas integrais tornamos os nossos pratos mais ricos. O talharim integral é uma maneira de ter uma baixo índice glicêmico e uma boa fonte de energia na alimentação, além de um sabor todo especial. As massas integrais são as favoritas para quem pratica atividades físicas ou segue uma dieta saudável, além de proporcionarem saciedade e favorecerem a nossa saúde.

Por serem ricas em fibras alimentares, elas previnem a constipação, prevenindo os desconfortos intestinais, favorecendo a digestão e diminuem o risco do desenvolvimento do diabetes. Em comparação às massas feitas a partir da farinha branca, as massas integrais possuem mais vitaminas e minerais, proporcionando uma alimentação mais equilibrada no dia a dia. Seu consumo também diminui os níveis do colesterol "ruim", o LDL, reduzindo o risco das doenças cardiovasculares.

Cogumelo shitake: um exemplo de nutrição e sabor!

Para dar um toque todo especial ao prato, acrescentamos à receita uma porção de 100g de cogumelo Shitake. Até pouco tempo atrás, poucas pessoas conheciam o sabor e a importância do consumo do alimento, que aliás, no Brasil, não era tão utilizado na culinária. Conhecido na culinária asiática, principalmente pela China e Japão, o cogumelo possui uma grandeza nutricional de suma importância para o nosso organismo.

Fonte de vitaminas B2, B3, B5, B9 e D, o cogumento também oferece minerais tais como: selênio, zinco, manganês e cálcio, que se unem em prol da redução do colesterol, auxiliam no combate ao câncer, previnem a ação dos radicais livres, controla a pressão arterial, fortalece o sistema imune, previnem a trombose e ajudam a alcançar a desejada perda de peso.

Com tantos motivos para incluir o prato no seu cardápio, você não vai ficar de fora, vai? Confira o modo de preparo, separe os ingredientes e veja como é fácil ter uma refeição nutritiva e saborosa! Experimente!

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite, grelhe a abobrinha, o cogumelo e os cubos de tomate. Tempere com sal e a páprica picante. Na mesma frigideira, sem lavar, aqueça o azeite e doure o alho junto com as rodelas de pimenta. Misture a massa e coloque sobre os legumes grelhados. Decore com as folhas de manjericão.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 310Kcal 16
Carboidrato 44g 15
Proteína 8g 11
Gorduras totais 11g 20
Gorduras saturadas 1,5g 7
Sódio 97mg 4
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 4g 16
Vitamina A 52mcg 9
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 0mg 0
Cálcio 20mg 2
Ferro 1mg 7
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Receitas:
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