Legumes orgânicos Taeq salteados com carne de terneiro

Que tal investir nos legumes para um encontro em família? Mas, é claro, que uma boa carne não pode faltar! Por isso, essa receita de legumes orgânicos salteados com carne de terneiro é perfeita para esse momento. Além de delicioso, o prato é rico em nutrientes – principalmente para encontrar vitaminas dos complexos A e C – podendo ser consumida até por quem tem intolerância à lactose ou a glúten.

O coxão mole é um corte de carne macia, perfeita para esse preparo. Mas, o seu sabor não é tudo! Ela é uma ótima fonte de proteínas, essencial para construção de massa muscular, e de vitaminas do complexo B, importantes para regular a fome, além de causar o bom funcionamento do sistema nervoso. O alimento ainda fornece os mais diversos sais minerais como: ferro, zinco, potássio, magnésio e selênio.

Os nutrientes não acabam por aí! O brócolis, por exemplo, pertencente à família do repolho, é conhecido como um dos vegetais mais nutritivos de todos. Isso porque ele é uma rica fonte de vitamina C e de fibras alimentares. Além disso, fornece antioxidantes, como o betacaroteno, e proteínas. Graças a essa gama muito rica de nutrientes, o brócolis está relacionado a benefícios importantes à saúde, como a prevenção de câncer, a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Apesar de terem cores diferentes, os tipos de pimentão presentes nessa receita têm, basicamente, os mesmos nutrientes. Assim como o brócolis, eles, por exemplo, são ótimas fontes de antioxidantes – principalmente vitaminas A e C – que combatem os radicais livres no organismo. Além disso, o consumo de pimentão também pode ser um aliado à saúde cardiovascular e a ocular.

A castanha e o shitake também são importantes para o bom funcionamento do organismo por serem ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. O azeite também não fica para trás, sendo ótimo para controlar os níveis de colesterol. Realmente, essa receita é imperdível!

Modo de preparo:

Em uma frigideira aqueça o azeite e doure a carne. Junte o molho shoyu, a pimenta e o gengibre. Deixe refogar por mais 3 minutos, retire a carne e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o azeite, junte os brócolis branqueados, os pimentões e refogue por dois minutos. Adicione os cogumelos, o sal, a pimenta e a carne reservada. Misture delicadamente e desligue o fogo e salpique a castanha do Pará. Sirva com arroz integral.

Informação nutricional

Informações nutricionais:
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 312kcal 13%
Carboidrato 13 g 4%
Proteína 35 g 47%
Gorduras totais 13 g 24%
Gorduras saturadas 2 g 9%
Gorduras trans 0 g 0%
Sódio 266 mg 11%
Colesterol 74 mg 25%
Fibra alimentar 5 g 20%
Vitamina A 1604 mcg 267%
Vitamina D 0 mcg 0%
Vitamina C 31 mg 68%
Cálcio 42 mg 4%
Ferro 1 mg 7%

Ver mais: Receitas, Alimentos sem glúten, Alimentos sem lactose, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos orgânicos, Legumes, Carne

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