Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Lanches rápidos: 7 sanduíches práticos e saudáveis para as férias escolares
Guia Culinário 14/07/2017

Lanches rápidos: 7 sanduíches práticos e saudáveis para as férias escolares

Período de férias escolares… Momento de lazer e diversão para as crianças, mas, em contrapartida, de muita atenção para papais e mamães. Enquanto a garotada brinca e gasta toda a energia que a infância oferece, os pais precisam encontrar formas interessantes de manter os pequenos bem alimentados e nutridos. Por isso, que tal unir o útil ao agradável, com receitas saudáveis, saborosas e que não vão tomar o seu tempo na cozinha? Descubra, dentre as nossas sugestões do dia a dia, 6 sanduíches práticos de fazer e deliciosos de comer.

Bons hábitos alimentares devem começar desde cedo, por isso, muitas vezes precisamos “negociar” o que as crianças vão comer. Se deixarmos ou abrirmos mão de controlar o cardápio, os pequenos sempre darão preferência às guloseimas, doces, alimentos calóricos e gordurosos, que possuem mais açúcar e são compostos por produtos industrializados. A ideia é que, aos poucos e com criatividade, os pais apresentem opções naturais, alimentos integrais e orgânicos, fazendo combinações coloridas e harmoniosas que exaltem novos sabores e tragam prazer e vontade de experimentar.

Sanduíches naturais são opções práticas e saudáveis para os lanches da crianças

Dentre as receitas práticas, versáteis e saborosas da tradicional culinária, existe opção mais perfeita e indicada do que um bom sanduíche? Duas fatias de pão e um recheio saboroso já é o básico para servir, mas, por que não incrementarmos um pouquinho? Trocando uns ingredientes aqui, adaptando outros acolá, nós podemos criar alternativas incríveis e extremamente poderosas para suprir nossas necessidades nutricionais.

E, falando de alimentação infantil, a prioridade deve ser alimentos que ajudem a desenvolver o organismo da crianças. Ou seja, nutrientes construtores, tais como sais minerais, proteínas e fibras alimentares, fortalecem o corpo e ajudam o crescimento saudável e natural dos pequenos. Por isso, devemos atentar à importância de usar pães integrais, proteínas mais leves e menos gordurosas, além de pastas e recheios feitos à base de frutas, legumes e demais vegetais. Confira, abaixo, algumas dessas possibilidades!

Férias escolares: 6 sugestões de sanduíches práticos para preparar em casa

Sanduíche de forno com queijo cottage e peito de peru: Bem quentinho e delicioso, como resistir? A combinação do saboroso queijo cottage, alimento rico em cálcio, que fortalece e desenvolve ossos e dentes, e o levíssimo peito de peru, fazem desse sanduíche uma opção com pouquíssima quantidade de calorias. Muito fácil de fazer, em apenas 30 minutos (mais o tempinho de forno), nossa sugestão pode servir até 6 porções.

– Sanduíche no pão de forma sem glúten: Simples no nome, mas grandioso no sabor e nos nutrientes. Feito com pães sem glúten, ele é indicado para crianças celíacas, que não podem ingerir à substância. Além disso, ele possui recheios com ingredientes altamente aromatizantes e queijos brancos, que aguçam o paladar. Seu tempo de preparo é de 20 minutos e, em nossa sugestão, serve 4 porções.

– Sanduíche natural integral: Das praias para a sua casa. O tradicional sanduíche natural ganha ainda mais destaque quando é feito com alimentos integrais, principalmente os pães, que no caso da receita é o pão de aveia light. Com isso, ele se torna uma ótima fonte de fibras alimentares, essenciais para o bom desenvolvimento do organismo dos pequenos. Em 30 minutos você prepara 4 saborosas porções.

– Sanduíche de pasta de abacate: Quando sua criança experimentar essa explosão de sabores, nunca mais será a mesma. É incrível como as frutas podem fazer diferença e combinam com quase tudo na culinária. O Abacate é tão poderoso nutricionalmente que pode até mesmo substituir carnes na alimentação, pela sua grande concentração de proteínas. Em 20 minutinhos você preparar essa maravilha, que rende até 4 porções.

– Sanduíche natural oriental: Por que não apresentar a culinária asiática para o seu filho ou filha? Muito leve e saudável, esse sanduíche, que na verdade mais parece um “enroladinho”, traz combinações incríveis de sabor e nutrientes, como proteínas, fibras e vitamina C, elemento que protege o organismo das crianças contra gripes e resfriados. Em 20 minutos você prepara 18 porções, ou seja, dá para chamar até os amiguinhos da escola!

Tapioca com ovo mexido e requeijão: A versatilidade da tapioca é tamanha, que nos permite usá-la até mesmo como sanduíche. Aqui, tanto para lanches, como para o café da manhã ou brunchs saudáveis, a combinação de ingredientes transformam essa receita em um “boom” de nutrientes para o desenvolvimento infantil. O ovo, uma das proteínas mais importantes, junto ao requeijão light – fonte de cálcio e fibras – aceleram o crescimento e fortalecem o organismo das crianças. E, o melhor: meia hora é o máximo de tempo que você levará na cozinha para fazer duas porções!

Hambúrguer de palmito orgânico: Que criança não gosta de um bom hambúrguer? Para inovar na preparação e apresentar ao seu filho uma versão mais saudável e nutritiva desse sanduíche, o hambúguer feito com palmito é o ideal. Fonte de vitamina C, essa receita possui nutrientes que contribuem para a saúde dos pequenos, dando ainda mais ânimo e energia para os dias de férias. Esse hambúrguer também é rico em cálcio, um mineral essencial para ajudar no desenvolvimento e no crescimento das crianças.