Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Movimente-se 29/11/2016

Jogue tênis! Um dos esportes mais completos para a nossa saúde! Veja as razões

Muito mais do que bolinha para cá e para lá. O tênis, um dos esportes mais tradicionais e praticados no mundo, é, também, sinônimo de técnica, tática e, claro, benefícios para a corpo. Tanto que, de acordo com os mais diversos estudos da elaborados pela ciência esportiva, normalmente a modalidade entra como uma das mais completas atividade físicas para a nossa saúde, sendo indicada a todas as pessoas! Entenda mais sobre esse esporte.

Seja homem, mulher, criança ou idoso, o tênis consegue se adaptar facilmente às necessidades e possibilidades de cada um, independente da idade. Praticado em partidas individuais ou em duplas, os golpes e os contantes movimentos das pernas durante a atividade mexem praticamente com todas as musculaturas do corpo, por isso, contribui diretamente no desenvolvimento físico e orgânico. Segundo o professor de tênis Amaro Gomes, o esporte é muito mais do que um jogo:

“O tênis exige agilidade, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa. Você pode aprimorar cada vez mais suas habilidades com muito treino e praticando bastante o esporte”, explica o profissional que destacou os principais benefícios do tênis:

5 benefícios do tênis para a nossa saúde

1 – Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória: O esporte exige um controle da respiração e acaba sendo uma atividade aeróbica, já que mexe com todos os músculos, isso faz com que nosso sistema cardiovascular e respiratório passe a funcionar de maneira adequada.

2 – Melhora a coordenação motora e reflexos: Ir em direção à bola e acertá-la com a raquete auxilia no controle dos gestos corporais e aprimoram a prática. Os reflexo também se beneficiam no decorrer dos treinamentos.

3 – Gasto calórico: Para que deseja emagrecer, o professor Amaro Gomes ressalta que praticar tênis gera um alto gasto calórico (cerca de 500 Kcal/hora), já que esporte necessita de agilidade e resistência física.

4 – Diminui o estresse: Praticar esportes ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), por isso, sua prática distrai e proporciona um dia mais leve e tranquilo, já que aumenta os níveis de serotonina (hormônio relacionado ao bem-estar) do nosso corpo.

5 – Melhora a concentração: Já que o tênis consiste em você acertar a bola na quadra do adversário, você estará sempre atento ao caminho da bola, logo, a prática pode aprimorar a sua concentração em outros aspectos da sua vida.

Dicas para um melhor rendimento físico no tênis

Segundo o professor Amaro, alguns fatores fazem diferença no rendimento físico e atlético na hora da partida de tênis: “Resistência, velocidade, velocidade de reação, força nos braços e pernas e flexibilidade. Portanto, exercícios cardiorespiratórios para ganhar resistência e velocidade são bastante indicados. Assim como a musculação é indicada para treinar a resistência e fortalecer braços e pernas. No tênis, o fundamental é chegar até a bola, logo esses exercícios ajudarão bastante o jogador a cobrir a quadra mais rápida e eficientemente”, analisa o especialista.

Materiais e equipamentos para o jogo de tênis

– Raquete: Para iniciantes deve ser um pouco mais simples e deve enfatizar a força, sendo mais leves. “À medida que o praticante for ganhando experiência a raquete deve ser um pouco mais evoluída e deve enfatizar o controle de bola”, ressalta Amaro.

– Tênis: Deve ser do tamanho exato dos pés e ter o encaixe perfeito. É ideal que não estique. Há de se ficar atento também à sola do calçado, ela varia de acordo com o tipo de piso da quadra (cimento, saibro ou grama).

– Bolas: As bolas são pressurizadas para que possam quicar na quadra de tênis. Elas são cobertas por feltro e borracha. “Seja em treinos ou em jogos o ideal é que o estoque de bolas seja reforçado, para que não se perca tempo correndo atrás de bolas a todo momento”, finaliza o professor.

Esportes parecidos – Por ser uma modalidade clássica, alguns esportes também sofreram grande influência do tênis e também geram efeitos positivos ao corpo. São eles: Squash, badminton, tênis de mesa, paddle, frecobol e mais recentemente o beach tennis.

Veja mais