Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Jantar ou não jantar? Saiba o que podemos comer à noite
Guia Culinário 20/08/2015

Jantar ou não jantar? Saiba o que podemos comer à noite

A hora de jantar muitas vezes é motivo de dúvidas para quem segue um regime alimentar, como o caso das dietas sociais. Comer ou não comer, e, principalmente quais alimentos podemos inserir em nossa alimentação à noite? A verdade é que o período noturno é tão importante quanto qualquer parte do nosso dia, e, por isso, não devemos abdicar de seguir os mandamentos de uma alimentação saudável.

Se você é daquelas pessoas que comem pouco ou não sentem fome durante o dia, mas quando chega em casa tarde começa a atacar a geladeira, você pode estar com a síndrome da fome noturna, um problema muito comum cujos principais causadores podem ser a correria e o estresse do dia a dia. O segredo para evitar prejuízos à saúde e aumento de peso causados pela síndrome é planejar e conhecer os melhores alimentos para consumir à noite. A nutricionista Juliana Saldanha destaca que o melhor a fazer é fracionar as refeições durante o dia.

“No caso da fome noturna, consumir corretamente as refeições da tarde e noite é fundamental. Muitas pessoas substituem o jantar por lanches inadequados ou deixam de comer à noite, o que aumenta o apetite de madrugada. Por isso, a dica é jantar e fazer um pequeno lanche (ceia) antes de dormir. Isso garante a saciedade até o dia seguinte pela manhã, quando as refeições recomeçarão”, orienta Juliana.

Geralmente, quem costuma sentir mais fome à noite tende a comer doces e carboidratos refinados em excesso, já que o acesso a estes alimentos costuma ser mais fácil e prático. Então uma maneira eficaz de evitar este tipo de deslize é investir nas substituições inteligentes, já que não é recomendado pular o jantar. A recomendação oficial é que o almoço tenha 35% do valor energético total do dia e o jantar 20%. Então, mesmo que o metabolismo trabalhe mais lentamente após as 18 horas, é necessário investir em uma refeição completa, porém mais leve.

“É interessante evitar doces e alimentos muito açucarados à noite, pois esses alimentos elevam a glicose sanguínea rapidamente. Mas como o nível glicêmico cai rapidamente também, surge daí a sensação maior de fome”, explica a nutricionista.

Melhores alimentos para consumir à noite

Juliana alerta que há alimentos saudáveis e de baixa caloria que distraem a fome à noite, melhoram o sono e mantêm o corpo hidratado. Confira quais são estes alimentos, considerados ideais para se consumir à noite:

Leite e iogurte – “Alimentos ricos em proteína garantem maior saciedade e por um período maior de tempo”, explica Juliana. Por isso, invista em alimentos ricos em proteína, seja de origem animal ou vegetal.

Castanhas (oleaginosas) – Além de também serem ricas em proteínas, as castanhas possuem fibras que beneficiam a saúde do sistema digestivo e garantem a sensação de saciedade.

Hortaliças e legumes (Couve, agrião, espinafre, tomate, pepino, etc) – Fonte de vitaminas e minerais, as verduras são saudáveis, pouco calóricas e ajudam a distrair a fome.

Água, chás, mate, limonada – Manter a hidratação é fundamental à noite. Além disso, alguns chás, como os de erva-doce e de camomila são ótimos para acalmar e garantir a qualidade do sono.