Jabuticaba: a fruta rica em vitaminas e minerais. Descubra os seus benefícios

Com aquele delicioso "gostinho de infância" na memória, a jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira e que faz parte da vida de grande parte das pessoas. Dona de nutrientes incríveis e poderosos para a saúde, elas carregam quantidades generosas de vitaminas e minerais que ajudam a desenvolver o organismo, dando mais força e energia ao corpo. Descubra algumas outras peculiaridades dessa frutinha nativa.

O fruto da jabuticabeira teve sua origem no Estado de Minas Gerais e é pertencente do grupo das "berries", as frutas vermelhas e roxas responsáveis pelas ações antioxidantes no organismo. Segundo a nutricionista Sheila Basso, a jabuticaba é rica em vitaminas C e E, minerais, como cálcio, magnésio e potássio, além de antocianinas, nutrientes anti-inflamatório, fazendo com que a fruta ajude na prevenção de alguns tipos de doenças:

"Assim como as outras berries, a jabuticaba atua protegendo o coração e o cérebro. Tem ação anticancerígena e protege o fígado, funcionando como um alimento detox. A fruta pode ser consumida à vontade ao natural ou preparada em forma de suco ou guarde-a como polpa congelada", analisa a profissional.

8 benefícios da jabuticaba para nosso organismo

1 - Fortalece o sistema imunológico: Graças à presença da vitamina C, a jabuticaba se torna uma potente aliada dos nossos mecanismos de defesa, fazendo com que o organismo fique livre de gripes e resfriados, por exemplo.

2 - Previne o envelhecimento: A vitamina E é conhecida por ser um nutriente antioxidante, por isso, ajuda a garantir uma pele hidratada, saudável e livre de rugas e marcas de expressões causadas pelo envelhecimento.

3 - Garante uma gravidez saudável: A quantidade de vitamina E presente na jabuticaba, além de ajudar as mulheres que desejam engravidar, aumentando a fertilidade, é essencial para os primeiros três meses da gestação, fazendo com que o bebê tenha um bom desenvolvimento e diminuindo os riscos de aborto.

4 - Facilita o processo digestivo: As fibras alimentares encontradas na jabuticaba ajudam a tornar o trânsito intestinal mais saudável e eficaz, prevenindo também a constipação e a prisão de ventre.

5 - Melhora a saúde óssea: Para as crianças em desenvolvimento ou para os adultos que precisam prevenir e combater a osteoporose, a jabuticaba também é uma boa fonte do mineral cálcio para o nosso organismo. O nutriente também contribui com a saúde dos músculos e dentes.

6 - Favorece o emagrecimento: Devido a presença das fibras alimentares, a pequena fruta garante saciedade mais facilmente, diminuindo os lanchinhos antes das refeições principais e favorecendo a perda de peso de forma saudável e natural.

7 - Previne a anemia: Uma das frutas mais ricas em ferros disponíveis para nossa alimentação, a jabuticaba ajuda a prevenir a doença e melhora o transporte de oxigênio no sangue.

8 - Deixa o coração saudável: Por ser altamente rica em agentes antioxidantes, a pequena berry previne as doenças cardiovasculares e, as fibras alimentares, ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

Ver mais: Alimentação saudável, Frutas, Vitaminas, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em cálcio, Alimentos ricos em fibras

Últimas matérias