Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte funcional: Qual é a sua importância para uma alimentação saudável? Veja!
Guia Culinário 09/03/2017

Iogurte funcional: Qual é a sua importância para uma alimentação saudável? Veja!

Seja em preparações doces, salgadas ou em sua própria forma natural, o iogurte é sempre funcional! Por isso, o alimento é considerado um dos mais versáteis para ser incluído em uma rotina alimentar saudável. Dono de poderosos nutrientes que favorecem o bem-estar do nosso corpo, esse produto faz, cada vez mais, parte do cardápio das pessoas que prezam pela saúde.

Com tantos sabores e possibilidades gastronômicas, o iogurte é se tornou um alimento ideal para fazer parte de dietas e reeducação alimentares, por ser fonte de nutrientes importantes para completar o quadro nutricional necessário do nosso organismo. Segundo a nutricionista Thaís Leopoldo, o iogurte funcional é naturalmente rico em “bactérias boas”, que são favoráveis ao bom funcionamento intestinal:

“Essas bactérias propiciam a regulação da nossa flora intestinal e diminuem o crescimento de bactérias nocivas. Esta é a chamada função probiótica. Além de bactérias saudáveis para nosso corpo, alguns iogurtes acrescentam outras bactérias com comprovadas ações protetoras para os intestinos, regulação do seu funcionamento e estímulo ao sistema imune”, explica a nutricionista.

“Além de ser uma ótima fontes de cálcio, mineral fundamental para a formação e manutenção dos ossos, o consumo de iogurte, ainda, contribui para a prevenção da osteoporose e protege o coração, já que o cálcio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos”, completa a profissional.

Iogurtes funcionais e suas variações apresentadas

– Bebida láctea: Segundo Thaís Leopoldo, esse iogurte pode ser considerado o mais saudável para as dietas: “Não é somente soro ou amido de milho os ingredientes que são adicionados na bebida láctea, e sim uma boa quantidade de bactérias benéficas e proteína de boa qualidade ao nosso organismo”, analisa.

– Iogurte fermentado: O que leva a ser chamado “leite fermentado” é a quantidade mais concentrada dessas bactérias e auxiliam a recompor a saúde intestinal. “Os benefícios do iogurte estão diretamente ligados ao aparelho digestivo, regulando o intestino e combatendo também prisão de ventre é por isso é também considerado um alimento funcional”, explica a profissional.

– Iogurte natural: Este iogurte possui somente culturas microbianas e na parte do leite como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. “Possui a consistência um pouco mais firme, o sabor é suave e ideal para comer puro”, indica a nutricionista.

– Iogurte desnatado: Assim como o iogurte natural, essa variação tem os mesmos benefícios mas com a vantagem de ter menos gordura na sua composição. “Tem o valor calórico menor. Com essa quantidade menor de gordura, é recomendado não só a quem procura perder peso e controlar níveis de colesterol”, ressalta Dra. Thaís.

Receita de iogurte funcional caseiro: Saiba como preparar!

A nutricionista Thaís Leopoldo disponibilizou uma receita super fácil de fazer. Confira:

Ingredientes

– 1 copo de 200 a 250ml de iogurte natural, sem sabor, de sua preferência

– 1 litro de leite com ou sem lactose

Modo de preparo

Ferva o leite. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Quando estiver totalmente frio, adicione o iogurte e misture bem. Coloque em um recipiente fechado (melhor se for de vidro), envolva com um pano seco para vedar a luz e coloque em um local onde possa ficar totalmente imóvel por 24 horas. Não mexa e não abra pra olhar. Após 24 horas, pode consumir. Guardar na geladeira.

Dica: Guarde 200ml desse iogurte pronto para fazer o próximo, você só precisará de 1L de leite. A cada vez que fizer, terá um iogurte mais cremoso e consistente.

Opções de consumo: Por ser um alimento versátil, ao consumir o iogurte você pode adicionar mel, cereais, frutas picadas ou acrescê-lo em vitaminas, saladas e molhos.

Consumo recomendado

A Dra. Thaís relata que a quantidade ideal do consumo de leite e seus derivados deve ser de três porções ao dia: “A ingestão recomendada é de 200 ml a 300 ml de iogurte diariamente para quem já tem o hábito de consumir outros derivados do leite, como o queijo, por exemplo”, finaliza a profissional.