Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte e aveia: Casamento perfeito para a saúde do organismo
Guia Culinário 17/03/2015

Iogurte e aveia: Casamento perfeito para a saúde do organismo

Arroz e feijão, queijo e goiabada, café com leite. Alguns alimentos – como doces e salgados – parecem alcançar a harmonização perfeita quando se juntam à refeição. De fato, a combinação de sabores, aromas, texturas e nutrientes fazem com que determinadas iguarias simplesmente casem aos nossos paladares e, sobretudo, funções do organismo. Agora, quem também parece ter entrado de vez para o “time dos casados” nos cardápios de dietas é o iogurte. Junto à aveia, o tradicional alimento das manhãs torna-se uma iguaria ainda mais encorpada e, principalmente, poderosa à saúde.

Parece mesmo que o iogurte e a aveia foram feitos um para o outro. A composição dos dois alimentos se completam e trazem uma gama de benefícios à saúde, que poucas outras iguarias conseguem fornecer em conjunto. Um dos motivos desse sucesso é a fonte rica da fibra betaglucana, encontrada no cereal, que ajuda, por exemplo, na prevenção de câncer de cólon, fortalecimento do sistema imune, controle do colesterol e até nos níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle da diabetes.

“Apesar de seu alto conteúdo de carboidrato, a aveia é muito bem tolerada por diabéticos, principalmente quando consumida na forma de flocos integrais e farelo. Isso devido aos seus carboidratos de absorção lenta e beta-glucanos, que se encontram no farelo de aveia, principalmente”, disse a nutricionista Giovana Morbi.

Hidratação da pele – Aliada ao iogurte que, por sua vez, é fonte de cálcio e proteínas, além de ser enriquecida com bactérias do bem, a aveia une seus ingredientes também para aspectos estéticos.

Ricos em ácidos avênicos, ácido salicílico, vitaminas do complexo B, aminoácidos e lipídeos e por ser 100% vegetal, o alimento retém as moléculas de água encontradas na superfície da derme, formando uma firme camada protetora, capaz de proporcionar o nível adequado de hidratação.

Veja outros bens que a união iogurte e aveia fazem ao organismo:

– Faz o organismo absorver o açúcar mais lentamente.

– Conserva a flora intestinal, dificultando a absorção de gordura.

– A fibra da aveia forma um gel no estômago que dá saciedade.

– Ajuda na manutenção do cálcio no sangue. Se sua concentração estiver adequada, não será estimulada a vitamina D, responsável por provocar a síntese da gordura.

Dica nutricional: Todas as formas de aveia – farelo, flocos ou a farinha – são eficazes. A recomendação de consumo de iogurte são de 3 potinhos por dia (manhã, tarde e noite).