Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte de copo com frutas ou cereais? Quais são os melhores acompanhamentos?
Guia Culinário 05/10/2017

Iogurte de copo com frutas ou cereais? Quais são os melhores acompanhamentos?

Seja no café da manhã, nos lanchinhos da tarde, em sobremesas e até mesmo à noite antes de dormir, o iogurte no copo é uma companhia perfeita para saciar a fome de forma natural e saudável. E, com diversos tipos e sabores diferentes, combinar o iogurte a outros ingredientes se torna uma maneira muito prazerosa para somar nutrientes. Frutas, grãos, sementes e cereais casam perfeitamente com os paladares e, claro, com as necessidades nutricionais de cada um.

Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, acompanhar o iogurte natural com combinações saudáveis é uma forma extremamente funcional para o dia a dia. O que varia é a necessidade nutricional de pessoa à pessoa e, evidentemente, os paladares. Por exemplo: o iogurte combinado às frutas é ótimo para gerar mais energia ao organismo, já acompanhando cereais, grãos e sementes, pode ser uma ótima alternativa para dietas de emagrecimento e restrições alimentares.

“Todas essas combinações têm vantagens. O importante é alinhar as necessidades e objetivos individuais com o lanche”, explica a profissional destacando quais são os benefícios de cada uma dessas combinações. Confira!

Iogurte de copo com frutas para levantar o seu astral

Para quem deseja ter mais disposição na parte da manhã, essa combinação é a mais indicada. Pode ser morango, maçã, banana, cereja, uva, mamão ou um mix geral com a feira inteira, não importa, as frutas são alimentos fontes de vitaminas e minerais que estimulam e regulam o trabalho do organismo, dando mais energia e força ao corpo, principalmente das pessoas que precisam repor esses nutrientes com mais frequência.

Iogurte com cereais são perfeitos para regular a glicemia de pessoas diabéticas

Bem como as frutas, os cereais também são boas opções para o café da manhã ou lanches intermediários entre as principais refeições do dia. Um dos cereais mais usados junto aos iogurtes é a aveia, um alimento perfeito para ajudar na redução do colesterol, diminuir a absorção de gordura corporal e também combater o diabetes, já que controla os níveis de açúcar no sangue.

Grãos e sementes com iogurte são ótimos alimentos para dietas de emagrecimento

Se você tem dificuldade de inserir sementes e grãos como chia, linhaça, gergelim e semente de girassol em sua dieta alimentar, essa é uma boa oportunidade. Esses alimentos aumentam a quantidade de cálcio presente no iogurte e ainda garantem uma boa concentração de fibras alimentares, que dentre os seus principais benefícios, garantem a saciedade do organismo, diminuindo a fome.

Recomendações de consumo: pessoas com alergia à lactose precisam estar atentas

Patrícia Bertoni destaca que intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite e celíacos devem ter atenção ao consumo do iogurte e seus complementos: “Dietas restritas em lactose, indivíduos com colites, intestino irritável em crise ou alergias devem avaliar com seu nutricionista se o uso é permitido. Alguns cereais também contêm glúten, então celíacos e intolerantes devem sempre ler o rótulo para escolha adequada do cereal”, finaliza a profissional.