Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Inverno no Brasil: 5 opções de viagens para curtir a estação mais fria no país
Movimente-se 23/06/2017

Inverno no Brasil: 5 opções de viagens para curtir a estação mais fria no país

Para um bom mochileiro, não existe tempo ruim: faça chuva ou faça sol, se estamos no verão ou no inverno, sozinho ou acompanhado, sempre há motivos para arrumar as malas e botar o pé na estrada. E, quando falamos na estação mais fria do ano, viajar pelo Brasil também é uma ótima oportunidade para conhecer um país diferente, longe dos litorais, que tanto estamos acostumados a ver e exaltar mundo afora. Dono de um território gigantesco, o Brasil também possui um inverno delicioso e regiões propícias para degustar esse período tão gostoso.

Quem gosta de viajar no inverno busca, além do ambiente aconchegante que naturalmente o frio traz, conhecer as tradições das regiões, principalmente, as do sul e sudeste do país. Cultura, danças folclóricas, gastronomia típica, arquiteturas e monumentos históricos, além de hotéis e chalés confortáveis, com lareiras, por exemplo, tornam qualquer passeio mais prazeroso de se apreciar. A turismóloga Ana Ferreira separou, abaixo, alguns dos destinos mais procurados para aproveitarmos as baixas temperaturas no Brasil. Confira!

5 opções de viagens para passar o inverno no Brasil

1 – Campos do Jordão (SP): Conhecida pelos festivais de fondues em seus restaurantes, a cidade do interior de São Paulo é um destino sofisticado para quem procura, por exemplo, uma viagem romântica em casal. “Campos do Jordão oferece não só uma boa gastronomia mas como lugares aconchegantes para descansar. Com suas pousadas e hotéis que encantam turistas nacionais e internacionais. Esse local ao mesmo que se mostra rústico e simples, consegue ser elegante e requintado”, indica a profissional.

2 – Gramado (RS): “Um pedaço da Europa no sul do Brasil”. Assim é conhecida essa deliciosa cidade. A cultura alemã e suíça presente em Gramado, atrai turistas do mundo inteiro tanto no verão quanto no inverno. Localizada na Serra Gaúcha, a região possui belos parques para passeios e uma gastronomia baseada nas tradições locais, como carnes e massas, além de doces. “Com suas atrações e seus cafés coloniais, Gramado consegue ser um dos destinos favoritos no inverno”, ressalta Ana Ferreira.

3 – Petrópolis (RJ): A famosa “Cidade Imperial”, Petrópolis é um destino certo principalmente para os cariocas que preferem fugir das praias e buscam temperaturas amenas. Pequena e aconchegante, a cidade é localizada na região serrana do Rio de Janeiro e traz, além de uma riqueza histórica incrível, várias opções de lazer e cultura e, claro, gastronomia. Uma boa dica é também visitar Teresópolis, cidade vizinha e tão charmosa quanto.

4 – Curitiba (PR): Única capital dentre as nossas sugestões, Curitiba carrega o título de cidade mais moderna do Brasil. Apesar disso, no entanto, ela conserva muito alguns aspectos de regiões pequenas, principalmente a tranquilidade. Repleta de ruas floridas, o frio é intenso no inverno, mas nada que um bom casaco possa amenizar. Uma ótima sugestão para fazer em Curitiba é o romântico e confortável passeio de trem para estação de Morretes, pela Serra do Mar paranaense. É um espetáculo!

5 – São Joaquim (SC):
Neve no Brasil? Sim, existe! Embora muita gente não conheça, São Joaquim é uma cidade de Santa Catarina para quem realmente quer aproveitar o frio. No ápice da estação, as temperaturas chegam abaixo de zero e é possível apreciar o fenômeno. Cercada de montanhas e muito verde, São Joaquim tem como atração as vinícolas, para aqueles que gostam de apreciar uma boa taça de vinho local.