Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Intolerância a ovo? Use tofu e outras alternativas para substituir o alimento
Guia Culinário 11/02/2016

Intolerância a ovo? Use tofu e outras alternativas para substituir o alimento

Para muitas pessoas é impossível imaginar um universo gastronômico onde não se utilize ovos, afinal, a iguaria é um dos ingredientes mais utilizados e poderosos nutricionalmente. Mas, como pessoas que adotam uma filosofia de vida vegana ou que têm intolerância ao alimento? Para essa gente, há algumas alternativas muito interessantes para substituir o consumo de ovos no dia a dia de forma saudável e natural, como caso do tofu. Confira!

Seja em receitas salgadas ou doces, os ovos têm papéis muito importantes na culinária. Eles dão liga às misturas, acentuam sabores, mudam texturas, entre outras funções que até pouco tempo atrás acreditávamos serem só cumpridas por ele. Segundo a nutricionista Rafaela Mold, é possível fazer de tudo com outros ingredientes. Dentre as várias alternativas possíveis, segundo Rafaela, para fazer uma substituição ao ovo mexido podemos utilizar o tofu amassado com um garfo e refogado com açafrão, sal preto – que tem gosto de ovo – e nutritional yeast, uma levedura que tem gosto de queijo. “Usando a criatividade, podemo criar substituições até mesmo para o omelete”, afirma a especialista.

Versátil e muito saudável, o tofu tem mais do que o dobro de proteína que qualquer tipo e carne, com o benefício de não possuir colesterol ou gordura saturada em sua composição. Sua aparência e textura se assemelham muito a do queijo fresco, por isso, é conhecido como “queijo de soja.

Outro bom ingrediente alternativa ao uso de ovo na alimentação é o gel de linhaça, principalmente para receitas de pães e bolos. “Além de funcionar muito bem para dar a consistência, é uma opção muito nutritiva! A linhaça é fonte de ômega 3 e 6, duas gorduras muito importantes para a nossa saúde. Para cada ovo a ser substituído, basta misturar 1 colher de sopa de linhaça triturada com 3 colheres de sopa de água e esperar até formar o gel”, revela.

Veja opções de alimentos para substituir o ovo de forma saudável

Se os ovos não podem por algum motivo fazer parte da sua alimentação, experimente trocar por alguma das opções que selecionamos e se surpreenda!

1 – Bolos: substitua cada ovo da receita por três colheres de vinagre branco de maçã ou de arroz.

2 – Omeletes: uma xícara de polvilho azedo e um pouco de água, quando colocados em uma panela e levados ao fogo, depois de um tempo ficam com o ponto igual ao da clara de ovos.

3 – Para engrossar ou dar liga: amido de milho, farinha de aveia, farinha integral, aveia, purê de batatas, purê de batata-doce, purê de legumes cozidos, tahini e manteiga de amendoim são alguns dos exemplos de alimentos que podem cumprir a função de dar ponto a alguma receita.

4 – Para dar cor ou acrescentar sabor: um pouquinho de mostarda pode enriquecer o sabor de receitas salgadas e agrega cor também, assim como o ovo.

5 – Para dar textura: para imitar a consistência de ovos cozidos sem usá-los, basta amassar grãos-de-bico ou feijões francos – essa pasta cumpre esse papel com êxito.

Considerações sobre a substituição de ovos na dieta

Em termos nutricionais as dietas que não incluem os ovos podem ser compensadas, basta ter a orientação de um profissional que acompanhe de perto a rotina alimentar. Na alimentação sem nenhum tipo de alimento de origem animal, por exemplo, o único nutriente que não pode ser encontrado é a vitamina B12. É preciso haver orientação para suplementar o que falta e para potencializar a absorção dos nutrientes encontrados em menor concentração, como o ferro que é absorvido com maior dificuldade quando originário de vegetais.

“Para absorver melhor o ferro proveniente das leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico), devemos, além de deixá-los de molho em água potável por 12 horas (descartando a água antes de cozinhar), consumi-los junto com fontes de vitamina C (tomate, limão, goiaba, abacaxi, laranja, tangerina) e longe de fontes de cálcio (laticínios são os que mais prejudicam essa absorção!). É importante combinar corretamente as escolhas alimentares”, finaliza a profissional.