Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Hortelã emagrece, alivia dores e ainda é calmante! Veja todos os seus benefícios
Guia Culinário 26/04/2018

Hortelã emagrece, alivia dores e ainda é calmante! Veja todos os seus benefícios

A hortelã pode até não ser a estrela principal de um prato, mas não há como negar que sem ela muitas receitas perdem grande parte do seu sabor. Isso porque essa pequena planta possui folhas com um gosto bem característico, e por isso é muito utilizada para temperar a comida e deixá-la ainda mais apetitosa. Isso sem falar que também é utilizada no preparo de chás e até de sucos, sejam eles detox ou não. Mas saiba que o sabor não deve ser o único motivo para você acrescentar a hortelã na sua dieta, já que ela possui diversos benefícios.

Hortelã possui ação antioxidante e ajuda a prevenir doenças

A primeira coisa que você precisa saber a respeito da hortelã é que ela é rica em vitaminas A, C, D e do complexo B. Isso significa que, de uma forma geral, atua como um poderoso antioxidante, deixando o sistema imunológico mais forte e ajudando a acabar com os radicais livres, o que impede a oxidação das células. Como consequência ela evita diversos tipos de doenças, como é o caso do mal de Alzheimer e até mesmo do câncer. Não é à toa que é muito utilizada como ingrediente no preparo de xaropes, já que gripes comuns costumam se resolver quando o sistema imunológico fica mais forte.

Folhas ajudam a emagrecer de forma saudável

Outro ponto que merece destaque é que a hortelã é uma ótima aliada das dietas de emagrecimento. Isso porque ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no corpo, aumentando os do bom (HDL) e reduzindo os do ruim (LDL). Por isso, além de evitar doenças cardiovasculares ainda diminui a quantidade de gordura corporal, o que é ideal para quem quer emagrecer. Aliás, a hortelã também é ótima para aliviar problemas digestivos, o que faz com que o corpo não fique inchado, algo que é muito importante para quem está querendo perder peso.

Chá de hortelã é um excelente calmante

Talvez você já tenha ouvido falar que tanto o chá de camomila quanto o de hortelã são ótimos calmantes. Essa sabedoria popular está correta, embora muita gente nem faça ideia do porquê. Isso ocorre devido aos seus efeitos tranquilizantes, que atuam diretamente no cérebro, fazendo com que o corpo consiga relaxar com mais facilidade. Isso também reduz a sensação de fadiga, e por isso ela também é indicada a pessoas que passam por situações estressantes.

Hortelã ajuda a aliviar dores e relaxar os músculos

A ação vasodilatadora da hortelã também faz com que ela melhore a circulação do corpo, o que ajuda a aliviar diversos tipos de dores. Além disso, seu efeito calmante também colabora para reduzir a dor de cabeça, o que é ótimo para quem sofre com enxaqueca. Outra vantagem do consumo das folhas dessa planta é que elas possuem propriedades que ajudam a relaxar os músculos, e por isso amenizam cólicas e náuseas.

Chá de hortelã é um ótimo diurético

O consumo de chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas nos rins. Isso porque ele evita a retenção de líquidos, sendo portanto um ótimo diurético. Essa característica também impede a formação de gases, sendo mais uma vez excelente para aliviar aquela sensação de inchaço no corpo.

Folhas auxiliam a saúde bucal

Já parou para pensar a razão de tantas pastas de dente possuírem o sabor menta? Não, não é simplesmente para causar aquela sensação refrescante! Na verdade ela a hortelã, que é do gênero Mentha, é uma aliada da saúde bucal. Isso porque além de melhorar o hálito de quem a consome ela ainda possui propriedades que ajudam a combater a cárie.

Hortelã ajuda a desintoxicar o corpo

A dieta detox é conhecida por ajudar o corpo a se livrar de suas toxinas, que são substâncias inflamatórias e nocivas ao organismo. Além de muito saudável ela ainda ajuda a emagrecer de forma saudável. E uma das receitas mais utilizadas por quem é adepto desse tipo de alimentação é o suco verde, que possui entre os seus ingredientes a hortelã. Mas por se tratar de uma planta com folhas bem pequenas, ela também é aproveitada em outras variações dessa bebida desintoxicante, como nos sucos amarelo e vermelho.

Muda de hortelã pode ser plantada em casa

Afinal, esse é ou não é um ótimo benefício? Por ser de fácil plantio você pode ter um vaso com a planta casa, mesmo que more em um apartamento. Assim será simples recolher as suas folhas sempre que precisar utilizá-las, o que é excelente para evitar o desperdício, já que após colhida ela sobrevive pouco tempo.