Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Hora do chá: Dia, tarde ou noite? Qual o momento certo para beber? Descubra!
Guia Culinário 26/05/2017

Hora do chá: Dia, tarde ou noite? Qual o momento certo para beber? Descubra!

Poucas bebidas são tão tradicionais quanto os chás. Tanto que existem, ao redor do mundo, momentos exclusivos e bem próprios para degustarmos a iguaria, como, por exemplo, o clássico chá da tarde britânico, onde amigos e amigas se reúnem para relaxar e jogar conversa fora. Mas, a partir disso, podemos refletir: existe alguma hora certa para tomarmos chá durante o dia, aproveitando, logicamente, os seus melhores efeitos nutricionais? Descubra!

Chá de manhã é para começar o dia com energia! Já, à tarde, ele serve para socializar e tornar o tempo mais leve, enquanto, à noite, essa bebida é perfeita para descansar o corpo… Assim pensamos quando aderimos os chás aos nossos hábitos alimentares, não é mesmo? Mas, de fato, existem essas diferenças? Na verdade, não. Os chás são conhecidos por serem bons acompanhantes a qualquer momento do dia, variando nos sabores e, às vezes, nas propriedades nutricionais. Segundo a nutricionista Daniella Chein, independente da hora, eles ajudam no processo digestivo e proporcionam bem-estar:

“Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão”, explica a nutricionista.

Beber chá à noite tira o sono?

Conhecidos por fornecer energia e tornar os dias mais leves, muita gente se opõe para ingerir a bebida no período da noite, se preocupando com a qualidade do sono e a dificuldade para dormir, como explica Daniella Chein:

“Os chás assim como o café, ajudam na digestão. Alguns estudos já comprovaram que em excesso não causam tantos males assim, se a questão for o sono, pois foi provado que os chás apenas retardam o sono em 40 minutos. Se você não jantar tão tarde assim, pode até tomar um chazinho para digestão, ajudando a acalmar e, quem sabe, até ajudar no sono”, analisa a nutricionista.

5 benefícios do chá para sua saúde

1 – Previne o envelhecimento precoce: Rico em poderosos agentes antioxidantes, os chás são responsáveis por retardar as ações dos radicais livres, mantendo nossa pele saudável por mais tempo e conferindo um organismo saudável, livre de enfermidades.

2 – Ajudam na perda de peso: Para quem quer perder alguns quilinhos e exibir um corpo escultural, os chás podem ajudar! Seu consumo frequente atua na redução e na eliminação de gorduras localizadas pelo corpo.

3 – Melhora o sistema respiratório: O consumo regular da bebida pode ajudar a limpar as vias respiratórias, diminuindo as alergias, inflamações e problemas como asma, bronquite, rinite e sinusite.

4 – São diuréticos: Para as pessoas propensas a problemas nos rins, o chá ajuda no bom funcionamento do órgão e estima a eliminação da urina. A bebida atua na eliminação de toxinas e impedindo infecções urinárias.

5 – Aliviam os gases: Alguns alimentos são conhecidos por causarem as desagradáveis flatulências. Além de favorecer uma boa digestão, os chás irão contribuir com o alívio dos gases de maneira natural.