Hambúrguer de filé de tilápia com molho agridoce

Um bom hambúrguer é aquele que só de olhar e sentir o cheirinho nos dá água na boca. E, se disséssemos que nós podemos "devorar" um apetitoso sanduíche sem descuidar da saúde, você acreditaria? Sim, é possível, e a nossa sugestão de receita para essa semana é exatamente isso: o hambúrguer de tilápia com molho agridoce é delicioso, funcional e extremamente nutritivo para completar a nossa alimentação em lanches ou nas principais refeições do dia.

A proteína desse hambúrguer é preparada com um dos peixes mais leves e saudáveis, a saborosa tilápia. Além de ser uma carne com poucas calorias, ela é fonte incrível de ômega 3, um ácido graxo essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares e que ainda ajuda a combater inflamações no corpo. Também é possível encontrar uma quantidade de vitaminas do complexo B em sua composição, substâncias que agem no sistema nervoso central e contribui para o fortalecimento das células do organismo.

Farinha de aveia substitui a farinha de trigo nessa receita

Para dar consistência ao hambúrguer, a farinha de aveia se torna o ingrediente chave para essa receita. Utilizada para substituir a farinha de trigo, ela é rica em fibras alimentares, pois é preparada a partir da parte interna do grão. Dentre os principais benefícios para a saúde, o seu consumo ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, além de proporcionar saciedade.

O molho agridoce saudável é adoçado com açúcar demerara

Embora o seu preparo seja considerado simples - só juntar os ingredientes em uma panela e aguardar o ponto certo -, temos uma lista de alimentos que o compõe um verdadeiro molho agridoce: canela, cravo, cebola, tomates e algumas especiarias, por exemplo, são ingredientes que fazem parte do preparo.

Porém, em nosso hambúrguer, o sabor agridoce é garantido com a presença do açúcar demerara que, diferentemente do açúcar refinado, o processo de refinamento é mais leve, garantindo assim a preservação dos nutrientes do alimento. Minerais, como potássio, cálcio, ferro e fósforo são encontrados no açúcar, bem como as vitaminas do complexo B.

Saladas de folhas são ideais para acompanhar esse hambúrguer

Para tornar essa refeição mais leve e completa, a reunião de folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, ajuda a preencher o prato com mais cores e nutrientes. Boas fontes de vitamina C, um poderoso agente antioxidante, o consumo desses alimentos está relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Notou quantos benefícios é possível adquirir em um único prato? Então, separe 1 horinha do seu dia e prepare o hambúrguer de tilápia com molho agridoce para um lanche super especial. Veja como é uma receita fácil e que não exige muitos dotes culinários para o preparo. Separe os ingredientes, acompanhe o modo de preparo e se surpreenda!

Modo de preparo:

Corte os filés de tilápia em cubinhos. No processador, coloque os cubos de tilápia e triture até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e misture a farinha de aveia, as raspas de limão e tempere com sal e pimenta. Misture bem até formar uma pasta no ponto de modelar os hambúrgueres. Faça a farinha de rosca com a baguete e misture com a páprica. Empane os hambúrgueres levemente. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure os hambúrgueres dos dois lados.

Molho agridoce:

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola com a canela e o cravo. Adicione os tomates, o molho, o vinagre balsâmico e o açúcar demerara. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até formar um molho. Sirva os hambúrgueres quentes com o molho agridoce e salada verde.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 257Kcal 13
Carboidrato 17g 6
Proteína 22g 29
Gorduras totais 11g 20
Gorduras saturadas 2g 9
Sódio 268mg 11
Colesterol 39mg 13
Fibra alimentar 1g 4
Vitamina A 76mcg 13
Vitamina D 1mcg 20
Vitamina C 5mg 11
Cálcio 22mg 2
Ferro 2g 14

Ver mais: Receitas, Peixe, Alimentos ricos em proteínas, Ômega 3

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