Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gravidez no verão: 6 cuidados especiais para melhorar o bem-estar das gestantes
Guia Culinário 18/01/2017

Gravidez no verão: 6 cuidados especiais para melhorar o bem-estar das gestantes

Se o verão é uma estação quente para nós, já pensou para quem carrega uma outra vida no ventre? No período de gestação é normal que a temperatura do corpo aumente, assim como a sensação térmica, por isso, para que as futuras mamães aproveitem a época com saúde e bem-estar, alguns hábitos saudáveis são fundamentais. Conheça algumas atitudes simples que podem facilitar a vida das mulheres grávidas e proporcionar uma gestação sadia nessa deliciosa temporada de sol!

Segundo o Dr. Edilson Ogeda, coordenador do Núcleo Ginecologia, Obstetrícia e Perinatalogia do Hospital Samaritano de São Paulo, durante o verão, alguns sintomas são bem constantes nas mulheres que estão em período de gestação e hábitos saudáveis podem amenizar essas ocorrências, fazendo com que elas aproveitem melhor os dias de calor:

“Pelas altas temperaturas apresentadas, a queda da pressão arterial, tonturas, sensação de desmaio, escurecimento da visão, palidez são comuns durante a gravidez. Para evitar estes sintomas, deve-se beber bastante líquido, procurar ficar em ambiente fresco e arejado”, explica o profissional que destaca alguns cuidados importantes. Confira!

6 cuidados para melhorar o bem-estar das futuras mamães no verão

1 – Aumentar a ingestão de líquido: Durante o verão transpiramos mais que o comum e precisamos repor o líquido que perdemos no suor. Por isso, é de suma importância que as gestantes aumentem a ingestão de líquido e mantenham o corpo hidratado para proporcionar bem-estar. Que tal investir em uma garrafinha de água na bolsa?

2 – Manter uma alimentação leve: Legumes, verduras e frutas, são alimentos essenciais em qualquer momento da nossa vida, principalmente se houver outra vida crescendo em nós. Eles são responsáveis por fornecerem os nutrientes necessários e manterem o organismo nutrido, livre de possíveis enfermidades.

3 – Repouso ao longo do dia: Tire alguns momentos do dia para repousar, colocar os pés para cima, no caso de inchaço, descansar e relaxar para amenizar os efeitos das altas temperaturas. Além disso, o calor excessivo pode causar fadiga e um cansaço maior do que estamos acostumados.

4 – Controlar a exposição ao sol: De acordo com o o Dr. Edilson Ogeda, as gestantes devem evitar a exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas, afinal, é o momento em que a temperatura está mais alta e a chance de causar mal-estar são maiores.

5 – Usar protetor solar: Mesmo que nos horários de temperaturas mais amenas, o protetor solar é fundamental para manter a saúde da pele da mulher que já sofre com o aparecimento de manchas, estrias e com a oleosidade.

6 – Pratique atividade física: Aposte em algum exercício físico para melhorar a disposição. Além disso, quando estamos em atividade, melhoramos a circulação de sangue, diminuir a sensação de inchaço do corpo. Vale ressaltar que as atividades devem ser de baixo impacto, como a caminhada, por exemplo, para não deixar a mulher sobrecarregada.

O verão traz benefícios para a saúde da mulher e do bebê, mas tudo com moderação

Ir para a praia, clube, piscina, passear ao ar livre são atividades comuns durante essa época do ano e devem ser feitas pelas gestantes, desde que hábitos saudáveis e alguns cuidados sejam seguidos. “A exposição ao sol, por exemplo, aumenta a reserva de vitamina D, que é importante para a mãe e filho, além da sensação de bem-estar que pode proporcionar.Tudo com moderação faz bem à saúde de qualquer pessoa, inclusive da grávida. A exposição exagerada pode ocasionar desidratação, queimaduras ou mesmo manchas na pele”, finaliza o profissional.