Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Glutamina: O suplemento da proteína que melhora a sua performance física
Guia Culinário 04/12/2015

Glutamina: O suplemento da proteína que melhora a sua performance física

Você não precisa ser um atleta profissional para ter um corpo forte e saudável. Ideal para suplementação alimentar de esportistas, a glutamina também pode ser uma importante fonte nutricional para pessoas que praticam atividades físicas sem a mesma regularidade e intensidade. Aminoácido presente nas proteínas, essa substância reserva um verdadeiro arsenal de energia ao organismo, balanceando o metabolismo e fortalecendo a musculatura.

Segundo a nutricionista Caroline Codonho, a glutamina age na síntese muscular: “O músculo utiliza a glutamina como energia para fazer novas fibras musculares”, destaca a profissional. Por ser encontrada em grandes quantidades no plasma e em vários tecidos do corpo, a substância também atua em funções do intestino, reduzindo doenças, como a síndrome do cólon irritável. Além disso, ela auxilia o sistema imunológico, rins e fígado.

Em diversas situações estressantes do dia a dia os níveis de glutamina no corpo mudam. De acordo com Codonho, para retomar o equilíbrio, é preciso consumir alimentos proteicos, como a carne, leite e seus derivados, queijos e iogurtes, por exemplo. “Com a suplementação da glutamina conseguimos o fortalecimento da barreira intestinal e a correção da disbiose. Outro uso da suplementação da glutamina é para a imunomodulação, um processo facilitado por nutrientes que reequilibram e mantém as defesas do nosso corpo”, destaca a profissional.

O que é disbiose? Como a glutamina age nesse processo?

Contudo, a suplementação de glutamina é complexa. Cerca de metade dela é utilizada pelas células intestinais e, por isso, ela é usada para amenizar os efeitos de distúrbios no órgão, como a disbiose, que acontece pelo desequilíbrio entre os microorganismos benéficos e patogênicos presentes no intestino, que prejudicam a absorção do que ingerimos.

“Esse termo refere-se aos desequilíbrios da microbiota (flora), bactérias que vivem como hospedeiras no nosso corpo. Precisamos delas para diversas funções, como por exemplo a produção e absorção de vitaminas no intestino”, esclarece Codonho.

Por essas razões, o equilíbrio alimentar é essencial e a suplementação da glutamina deve sempre ser orientada por um profissional, seja nutricionista ou médico, que levará em conta as necessidades de cada um: rotina alimentar, exercícios físicos e até em que fase do treinamento o paciente está.