Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Geleia sem açúcar faz bem para a saúde? Descubra 7 benefícios desse alimento!
Guia Culinário 11/05/2017

Geleia sem açúcar faz bem para a saúde? Descubra 7 benefícios desse alimento!

Saborosas, versáteis e sem açúcar! As geleias orgânicas também podem ser saudáveis para a nossa alimentação? Compostas por alimentos naturais e nutritivos, essas versões podem, em uma dieta equilibrada, fazer parte tranquilamente do dia a dia de quem não abre mão de um bom acompanhamento para um lanchinho da tarde, brunchs ou no café da manhã. Descubra como utilizar essas delícias a seu favor!

Geleia com torrada, em biscoitos, pães integrais e até para o preparo de sobremesas fit… As opções são fartas e deliciosas para acrescentar esse alimento nutritivo no seu dia a dia. Por não possuírem aditivos químicos, as versões orgânicas das geleias sem açúcar são livres de substâncias prejudiciais nossa saúde. Além disso, por serem feitas com ingredientes naturais, são mais saborosas, já que conservam os melhores componentes das frutas.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, as geleias são boas alternativas para compor o café da manhã ou os lanches intermediários, de maneira saudável e com uma grande variedade de sabores: “As geleias orgânicas são fontes de fibra e ajudam o organismo a funcionar de forma saudável, mantendo o intestino ativo. Opção ideal para quem está na dieta de emagrecimento, também proporciona energia ao corpo por conter frutose, o açúcar da fruta“, explica a profissional.

7 benefícios das geleias para nossa alimentação

1 – Completam os nutrientes necessários: As frutas são conhecidas por completarem o nosso quadro nutricional, sendo indicado o consumo de 4 a 5 porções por dia. As geleias ajudam nesse consumo, já que são preparadas com a fruta integral e, de acordo com o sabor, seus nutrientes variam, alterando os benefícios acrescidos.

2 – Fortalecem o sistema imunológico: Conhecidas por serem fonte de vitamina C, as geleias orgânicas de frutas ajudam a tornar o nosso organismo mais saudável, livre de gripes, resfriados e outras inflamações causadas pela baixa imunidade.

3 – Facilitam o trânsito intestinal: Esse alimento é rico em fibras alimentares responsáveis por favorecerem o funcionamento do nosso intestino. As substâncias ajudam a prevenir a constipação e a prisão de ventre, muito comum em diversas pessoas.

4 – Fontes de energia para nosso corpo: Para os praticantes de exercícios físicos ou para quem deseja dar um gás nas atividades cotidianas, as geleias são boas opções pois são de fácil digestão, fazendo com que o organismo assimile e forneça a energia necessária.

5 – Proporcionam um coração saudável: As fibras alimentares também atuam em prol do órgão cardíaco, tornando-o ativo e forte, prevenindo as doenças cardiovasculares, tais como o AVC, derrame, pressão alta, etc.

6 – Livres de açúcar: Por não conter adição de açúcar, apenas a frutose, açúcar natural das frutas, as geleias são excelentes alternativas para as pessoas que apresentam diabetes ou precisam equilibrar os níveis de glicose no organismo.

7 – Favorecem a perda de peso: As geleias orgânicas possuem uma baixa quantidade de calorias, tornando-as ideias para quem quer perder alguns quilinhos: “Vale ressaltar que o café da manhã deve representar 25% das calorias totais diárias de uma pessoa, assim sendo, as geleias são ótimas opções para substituirmos alimentos gordurosos, como margarina e manteiga”, finaliza a nutricionista.